Decidiu começar a pós-graduação? Será que você sabe como escolher um bom curso?

Decidiu começar a pós-graduação? Será que você sabe como escolher um bom curso?

Muito se fala por aí sobre os benefícios de se fazer uma pós-graduação, mas será que você sabe – mesmo – o que um curso de especialização, de aprofundamento, pode fazer pela sua carreira?

Acrescentar uma pós no currículo não é apenas grafar mais um item no documento que expressa competências profissionais. Aliás, nem pode ser só isso.

Cursar uma pós pode, com certeza, colocar um candidato – participante de processos de seleção – em grande vantagem sobre os concorrentes.

Diante do cenário econômico que se desenhou à nossa frente (representado, também, pelo grande número de concorrentes e poucas vagas para absorvê-los), aos olhos dos recrutadores, ter uma pós-graduação tornou-se valioso diferencial. E não tê-la, ferramenta de exclusão.

Pesquisas já revelaram que, no Brasil, a busca por uma pós-graduação ocorre,  em média, 5 anos após a graduação. É a fase em que o profissional já está estabelecido e a especialização pode ser um meio para agilizar sua ascensão profissional.

Ok, mas o que levar em consideração na hora de escolher a instituição em que se vai cursar a especialização? Existem tantas por aí!

Sim, nos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior cresceu muito no Brasil. E, com o aumento da oferta de cursos de graduação, surgiram muitas instituições de ensino que o mercado não enxerga com bons olhos.

Diante disso é bom prestar muita atenção. Pior do que não ter uma pós é empenhar tempo e dinheiro em um curso que, depois de concluído, não vai atender às intenções do profissional: ascender na carreira e conseguir melhor salário.

Por isso, antes de fechar o contrato com alguma instituição é fundamental pesquisar a qualidade do estabelecimento e checar se é reconhecido no mercado. Buscar informações com ex-alunos também ajuda muito.

[Fonte: Exame.com]