NOVOS ARES NA LEI DE FALÊNCIAS: CREDORES NO COMANDO!

NOVOS ARES NA LEI DE FALÊNCIAS: CREDORES NO COMANDO!

E aí, pessoal? Rolou uma movimentação que tá sacudindo o mundo dos negócios e da lei.

A Câmara deu o sinal verde para umas mudanças bem interessantes na Lei de Falências. Então, antes de mais nada, bora entender como esse trem funciona até chegar a valer de verdade. Primeiro, a proposta tem que ser aprovada pela Câmara dos Deputados – e isso já rolou, com um placar que mostrou que a galera lá curtiu a ideia. Mas calma, não acaba aí. Agora, o texto tem que dar um pulo no Senado, onde os senadores vão dar uma olhada, debater e decidir se topam ou não as mudanças sugeridas.

Essa mudança significa que os credores poderão ter mais voz ativa quando o assunto é decidir o futuro de empresas que estão no vermelho. A ideia é deixar tudo mais rápido e menos enrolado. 


Tá, mas o que vai mudar mesmo?

Sabe aquela história de vender os bens da empresa falida para pagar as dívidas? Agora, os credores podem escolher quem vai tomar conta desse rolê e ainda montar um "plano de falências" para organizar a venda dos ativos e outras ações necessárias. Antes, quem fazia essa parte era um administrador judicial escolhido pela justiça, e qualquer venda precisava de um ok do juiz. Com as mudanças, os credores ganham mais controle e, teoricamente, podem ver a cor do dinheiro mais rápido.


E por que isso é importante?

Para a galera que trabalha com direito e contabilidade, essas novidades são um prato cheio. Gerenciar falências e recuperações judiciais é uma arte que exige muito conhecimento das leis e de como as coisas funcionam na prática. E com as mudanças, fica ainda mais crucial estar por dentro de tudo.


Quer mergulhar de cabeça nesse universo?

Se você tá nesse ramo ou pensa em entrar, se especializar é a chave. Cursos de pós-graduação como Advocacia Empresarial, Auditoria, Contabilidade e Perícia Contábil, Direito Empresarial, e MBA em Perícia Contábil são uma ótima pedida. Eles dão aquela base sólida para você não só entender as leis, mas também mandar bem na gestão financeira e empresarial.

Se destacar na gestão de falências e recuperações judiciais pode ser o seu próximo grande passo na carreira. E com o mundo dos negócios sempre trazendo novos desafios, estar preparado é essencial. Dá uma olhada nos cursos que temos para você e se joga nessa jornada de conhecimento.


Para finalizar

As mudanças na Lei de Falências são um sinal de que as coisas estão evoluindo para processos mais ágeis e diretos. Para os profissionais da área, isso é uma chance de ouro para aprimorar habilidades e conhecimentos, garantindo que estão prontos para o que der e vier. Vamos nessa?


Referência: G1. Câmara aprova projeto que muda lei de falências e dá mais poder a credores. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/03/26/camara-aprova-projeto-que-muda-lei-de-falencias-e-da-mais-poder-a-credores.ghtml. Acesso em: 26 mar. 2024.