TRANSFORMANDO O DIA A DIA: COMO HOBBIES SIMPLES PODEM SER O SEGREDO PARA UMA MENTE SAUDÁVEL

TRANSFORMANDO O DIA A DIA: COMO HOBBIES SIMPLES PODEM SER O SEGREDO PARA UMA MENTE SAUDÁVEL

Na correria do cotidiano, a gente às vezes esquece de respirar fundo e fazer aquelas coisinhas que alimentam a alma, né?

Pois saiba que abraçar hobbies simples do dia a dia, como cozinhar, mexer na terra do jardim ou dar aquela volta no parque, pode ser uma manobra mestre para turbinar sua saúde mental.

Estudos apontam que se jogar em hobbies acessíveis e relaxantes pode ser um verdadeiro escudo contra o estresse e uma injeção de ânimo no humor. Por exemplo, se aventurar na cozinha não é só um jeito de preparar uma comidinha gostosa; pode ser um momento seu de criatividade e até de meditação, ajudando a esquecer as tensões e focar no aqui e agora.

E a jardinagem, então? Esse hobby raiz (com trocadilho) traz uma chuva de benefícios para a mente. Mexer com plantas e terra conecta você com a natureza, trazendo aquela sensação de realização e até um exercício físico suave, mas eficaz.

Não dá pra deixar de lado também as caminhadas ao ar livre ou qualquer atividade física que te faça mexer o esqueleto. Pedalar, nadar ou simplesmente caminhar pode sacudir a poeira da depressão e da ansiedade, graças àquela dose boa de endorfinas, os famosos hormônios da felicidade.

E tem mais: hobbies que desafiam o intelecto ou que podem ser compartilhados, como ler, jogar um game de tabuleiro ou capturar momentos com a câmera, são convites para o relaxamento e para aguçar os neurônios. Essas atividades podem ser curtidas no solo ou em boa companhia, promovendo tanto o autocuidado quanto a socialização.


Conclusão: Pequenos Hobbies, Grandes Efeitos

Então, da próxima vez que você pensar que hobbies são apenas passatempos, lembre-se do poder que eles têm de colorir seus dias e trazer leveza para a mente. Experimentar uma receita inédita, dedicar-se ao seu jardim ou explorar as belezas de um parque local são mais do que atividades; são verdadeiras estratégias para cultivar a saúde mental.

Embarque nessa jornada de descobertas simples que podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida. E aí, qual vai ser o seu próximo hobby?


Referência: FORBES BRASIL. Arthur Guerra: por que ter um hobby pode melhorar a sua saúde mental. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbessaude/2024/03/arthur-guerra-por-que-ter-um-hobby-pode-melhorar-a-sua-saude-mental/>. Acesso em: 25 mar. 2024.