Hoje é Dia do Filósofo! Será que você sabe que nada sabe?

Hoje é Dia do Filósofo!  Será que você sabe que nada sabe?

“Penso, logo existo”, “Só sei que nada sei”, “Deus está morto”, “Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio”. Se você gosta (ou gostava) das aulas de Filosofia, já ouviu todas essas frases. Foram ditas por grandes pensadores da Humanidade, os filósofos! Hoje – 16 agosto –celebramos a capacidade que todos eles têm, desde sempre, de provocar a sociedade vigente, de instigar o ser humano a pensar sobre as inúmeras vertentes da vida.

Munidos de argumentações lógicas e análises conceituais, os homenageados do dia embasam e expressam suas ideias.

Como já indicamos acima, eis uma área do conhecimento que estuda temas relacionados às reflexões que envolvem a existência humana, da natureza, do Universo, dos valoreséticos e morais, da política, religião, entre outros assuntos inerentes ao pensamento filosófico.

Sim, eles são fundamentais para a construção das sociedades!

Tanto que até mereceram registro especial no calendário.

Caso você não tenha lá muuuiiita intimidade com a Filosofia, só para saber, as frases lá do início foram ditas, respectivamente, por René Descartes, Sócrates, Friedrich Nietzsche e Heráclito.

Falando em Sócrates, o ateniense do período clássico da Grécia Antiga é considerado um dos fundadores da filosofia ocidental.

Então? Agora que te contamos que hoje é dia de celebrar os que têm por atividade colocar questões em jogo, os que respondem cada pergunta com uma nova pergunta e que, assim, contribuem para que o pensamento esteja sempre em movimento...

...”mergulhe” nos livros, adquira conhecimentos essenciais para a vida e fique sabendo que você, também, nada sabe. Há um universo inteiro de indagações para você explorar! 

Feliz Dia do Filósofo!


[Fonte: www.calendarr.com]