Confira algumas perguntas que podem surgir durante uma entrevista de emprego e como seria mais adequado responder a cada uma delas

Confira algumas perguntas que podem surgir durante uma entrevista de emprego e como seria mais adequado responder a cada uma delas

Ouve-se – tanto – falar nos altos índices de desemprego que tem aniquilado a economia nacional que, caso não se esteja engrossando a referida fileira, tem-se a real dimensão do problema quando a TV mostra o resultado da oferta de vagas, disponibilizadas pelas mais diferentes empresas: imensas filas, formadas por aqueles que buscam por uma nova colocação no mercado de trabalho.

Mas será que a batalha se resume “só” a conseguir ser “pinçado (a)” em meio a tantos outros nas mesmas condições?

Não. Esta é apenas a primeira etapa.

Depois dela vem a entrevista de emprego, etapa que pode ser tão difícil quanto produzir um currículo que chame a atenção de recrutadores.

O que falar durante esta conversa para que se consiga alcançar o objetivo maior, o posto de trabalho?

A seguir oferecemos algumas dicas que podem ajudar bastante.

Uma pergunta que é fatal nesta situação (ou seja, o/a entrevistador VAI fazer) é “por que você foi demitido?”.

Obviamente que a situação é delicada, mas a dica é responder da forma mais honesta e transparente possível. Ah! E nem seria preciso reforçar...maasss...vamos lá: difamar o antigo empregador – ainda que ele tenha sido terrível – nunca é uma boa pedida. Tal comportamento vai dizer muito mais sobre a integridade do ex-funcionário do que da pessoa que o demitiu.

Outro pedido que costuma surgir em entrevistas de emprego diz respeito a relato sobre convivência com alguém considerado como “complicado” e como o /a candidato resolveu tal questão.  

Bom, todo mundo já teve um colega de trabalho com personalidade forte, certo? Ao perguntar isso, o (a) recrutador (a) está querendo saber como o candidato se comporta dentro de relações mais delicadas. A dica é contar como era a convivência com tal pessoa apresentando sempre pontos profissionais e evitando comentários que possam apontar para pessoalidade. 

E tem mais uma pergunta que seeeempre aparece em entrevistas de emprego que é “Onde você se vê em 5 ou 10 anos?”.

Responder a este questionamento é, sempre, muito embaraçoso. Porque pode ser que o recrutador esteja buscando identificar se o candidato valoriza a ideia de permanecer na empresa por muito tempo. Ou, dependendo do perfil da empresa, pode ser que o recrutador esteja procurando por aspirações mais ousadas, sinais de pendor para o empreendedorismo.

Não dá para saber. A sugestão é: pensar bastante, fazer uma autoanálise honesta e achar as palavras certas antes de responder.

Bom, estas são apenas algumas das muitas questões que podem surgir durante uma entrevista de emprego. Vencida a etapa da fila de concorrentes, vale respirar fuuundoo para que, na etapa da conversa com o recrutador (que vai definir as coisas), seja possível atingir, enfim, o objetivo que é a conquista de um novo emprego.


[Fonte:  www.lovemondays.com.br]