8 de março: conheça a origem do Dia Internacional da Mulher

8 de março: conheça a origem do Dia Internacional da Mulher

8 de março, Dia Internacional da Mulher!

Embora só tenha sido oficializada em 1975 – pela Organização das Nações Unidas – a data foi instituída em 1910, na Dinamarca, como trecho de pauta da II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.

O dia específico não foi escolhido à toa.

Em 1857, na referida data, foi realizada – em uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, nos EUA – a primeira greve de mulheres.

Naquele 8 de março, as tecelãs cruzaram os braços para reivindicar tratamento digno (elas sofriam violência física e sexual), redução da carga horária diária para 10 horas (trabalhavam 16 horas por dia) e salários iguais aos dos homens que exerciam o mesmo cargo (elas ganhavam apenas um terço do valor do salário deles).

Naquela época era impensável que mulheres pudessem desfrutar de direitos civis tal qual os homens. Aqui no Brasil, por exemplo, elas só foram conquistar – digamos assim – a “permissão” para votar...em 1932!

Desde que foi registrado no calendário mundial, o Dia Internacional da Mulher é marcado por discussões sobre o papel delas na sociedade, sempre buscando saídas para a discriminação – ainda – reinante, bem como para a desvalorização do trabalho feminino, igualmente uma tônica, ainda hoje, na maioria dos países do mundo.

Neste Dia Internacional da Mulher, nós, do Portal Bolsas de Estudo, desejamos a todas as brasileiras o devido reconhecimento profissional e que todas – indistintamente – tenham todos os seus direitos respeitados.


[Fonte: https://www.infoescola.com]