Quando o assunto é competição na escola, você acha que é benéfico ou não?

Quando o assunto é competição na escola, você acha que é benéfico ou não?

Sempre que pais e educadores se reúnem para conversar sobre a educação de crianças surgem inúmeros pontos para serem debatidos e avaliados.

Um deles diz respeito ao estímulo da competição no ambiente escolar.

Será que faz bem? Ou faz mal?

Estudos realizados nesse sentido já provaram que omitir a competição numa sociedade que a mantém em sua natureza é criar um quadro artificial que levará, no futuro, à aquisição forçada de situações abstratas, servindo é para provocar – ou acentuar – desajustamentos, marginalização e conflitos diante da realidade social em que se vive de fato.

E então?

O que fazer?

Envolvidos com o processo da Educação em suas variadas etapas são enfáticos na afirmação de que o processo competitivo – quando bem conduzido, em ambiente no qual o professor e/ou técnico conseguem inserir na competição formas de desenvolvimento de valores e habilidades – são fundamentais para a formação de crianças e adolescentes.

Por quê?

Porque – ainda segundo eles – tal procedimento possibilita o aumento da resistência psicológica, do coping (conjunto de esforços cognitivos e comportamentais usados para lidar com situações de dano, de ameaça ou de desafio quando não está disponível uma rotina ou uma resposta automática), do desenvolvimento de formas de estratégia, do controle de ansiedade, das formas de orientação para a tarefa, assim como de foco, atenção, concentração e a criatividade.

E você, o que acha do tema?

[Fonte: Portal da Educação Física]