Veja como tornar a sua redação do Enem mais robusta e, assim, garantir acesso ao sonho da universidade

Veja como tornar a sua redação do Enem mais robusta e, assim, garantir acesso ao sonho da universidade

Agosto, hein? Estamos cada vez mais perto do ENEM.

E então, como estão os preparativos aí? Estudando bastante? Se preparando adequadamente para as provas?

Longe de nós querer fazer pressão e te deixar – ainda mais – nervoso (a), maaass, neste momento, foco, disciplina e empenho são palavras de ordem. Afinal, está valendo uma vaga na universidade, o primeiro tijolinho da sua construção profissional

Pois é, mas para que dê tuuudo certo, você precisa mandar muuuitoo bem – também – na redação. Lembra disso, né?

Ai, a redação...

O terror de muitos candidatos.

Bom, tecnicamente falando, para tirar uma boa nota no dito gênero textual, você vai precisar aliar dois princípios de estruturação. O primeiro diz respeito à apresentação de uma tese, desenvolvimento de justificativas para comprovar o que você está defendendo e, finalmente, o encerramento com uma conclusão.

Tá, mas e o segundo, qual é?

Trata-se da utilização de estratégias argumentativas para que você possa expor o problema discutido no texto.

Uhmm..ok...e quais são elas?

Entre os recursos que você pode utilizar para fortificar seu texto estão dados estatísticos, exemplos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto, pequenas narrativas ilustrativas, alusões históricas, comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos. 

Mas é claaarooo que quaisquer dados que você, por ventura, decida incluir no seu texto terão de ter vindo de fonte confiável, certo? Nem é preciso dizer que “achismo” está fora de questão. A opinião da sua mãe também. 

Tá, mas onde encontrar as informações que podem tornar sua produção textual muito mais rica e, assim, garantir seu acesso ao nível universitário?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) produziu um arquivo bem bacana com informações sobre trabalho, emprego, acesso à internet, estatísticas de gênero, pessoas com deficiência e cor ou raça, todos temas bem presentes na redação do exame.

No final de cada assunto, você ainda encontrará infográficos e links, recursos ótimo para que possa se aprofundar em cada tópico.

Então?

Mãos à obra! 

Bons estudos! Boa sorte na prova! 

Estamos na torcida!

[Fonte: Guia do Estudante]