- Em 10/08/2018
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Dia dos “Tá, quanto isso vai me custar?”, “Outro sapato / tênis?? Quantos pés você tem??”!
Sim, é Dia dos Pais!
Enquanto você está aí, celebrando este 12 de agosto, nós, do Portal Bolsas de Estudo, vamos te informar sobre a origem da celebração.
Dizem relatos históricos que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia – há mais de 4 mil anos – quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai, desejando-lhe sorte, saúde e longa vida.
Quatro...mil...anos atrás!
Faz tempo, hein?
Bom, mas registros mais recentes dão conta de que – em 1909 – nos EUA, Sonora Louise Smart Dodd decidiu criar o Dia dos Pais para homenagear o dela, William Jackson Smart. Para tal, escolheu o dia do aniversário de seu progenitor: 19 de junho.
Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais no país.
Aqui no Brasil, a celebração nasceu de estratégia de estímulo para o comércio. Sim, na tentativa de atrair comerciantes a anunciarem no jornal em que trabalhava, o publicitário e jornalista Sylvio Bhering propôs – em 1953 – que o Brasil passasse a celebrar o Dia dos Pais.
Em princípio, a data adotada foi 16 de agosto. Motivo: é o dia de São Joaquim, santo que – segundo a tradição católica – é pai da Virgem Maria, logo, avô de Jesus Cristo.
Posto que, rapidamente, a celebração “emplacou” junto ao público, foi operada uma mudança estratégica para que os pais pudessem comemorar seu dia junto dos filhos: a data foi transferida para o final de semana, mas especificamente um domingo, sempre o segundo de agosto.
Feliz dia para todos os pais brasileiros!
[Fonte: www.calendarr.com]