- Em 23/05/2018
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Muitas mães (e pais) já protagonizaram uma cena bastante angustiante: aquela em que levam seus rebentos, pela primeira vez, à escola.
Alguns abrem o berreiro, outros adentram os muros da escolinha - ávidos por socializar com os novos amiguinhos - sem dar muita bola para quem ficou para trás, com o coração apertadinho.O início do processo de escolarização pode até ser um tanto doloroso, mas é fundamental que família e escola se unam para que o momento seja o mais tranquilo e seguro para a criança.
Socializar, como já mencionamos acima, não é um verbo flexionado, assim, de cara, por todas as crianças, em seus primeiros contatos com a escola, mas é fundamental que a atividade seja estimulada (embora sempre respeitando o tempo e as características dos indivíduos).
Mas por que é tão importante assim?
Porque esta fase amplia o desenvolvimento social das crianças e as escolhas que elas fazem ajudarão a formar a sua identidade, estimulando as competências sociais e emocionais.
Interação é essencial para que seres humanos aprendam a lidar com o mundo. É por isso que a socialização na Educação Infantil é fundamental para que a criança interaja em um ambiente diferente do familiar.
Visto que - além de transmitir cultura - a escola exerce importante papel cognitivo e social, estimular a interação das crianças no referido ambiente contribui para que sejam capazes de tomar pequenas decisões, lidar com as diferenças, resolver conflitos e nomear sentimentos. Tudo isso ajuda no processo da autoconfiança e da autonomia.
Dessa forma, no futuro, cada um dos pequenos será capaz de enfrentar os desafios da vida.
[Fonte: Portal Estadão / Educação]