- Em 25/03/2018
- Por: Portal Bolsas de Estudo
"Soft skills". Já ouviu falar?
Se você é da área do Turismo, certamente conhece o termo.Ele traduz as habilidades e comportamentos que se espera de profissionais formados na referida área, representadas - como objetivo principal - pelo atendimento de alto nível e foco no cliente.
Empresas da área de hospitalidade - como restaurantes, hotéis, resorts e até hospitais - se orientam bastante por tais competências, voltadas para o relacionamento interpessoal (e absorvidas muito mais na prática).
Para se ter uma ideia, o talento para interação pessoal é tão conceituado nesta área que a École Hôteliére de Lausanne - a mais antiga e uma das melhores do mundo no setor - exige que seus estudantes frequentem três semestres inteiramente focados na prática (sendo um deles internamente, dentro da escola, e outros dois de estágios - remunerados - em qualquer lugar do mundo).
Mas quais são - bem discriminadamente falando - estas tais habilidades fundamentais, tão apreciadas na área do Turismo?
Especialistas da área elencam: adaptabilidade, comunicação, base forte em finanças (para ser capaz de ajustar modelos de negócios e precificar adequadamente em um mercado instável) e extroversão.
Além disso - ainda de acordo com quem já atua há anos na área - visto que o mercado futuro promete muitas inovações é fundamental saber prototipar. Proto...o quê??
Pro-to-ti-par.
É o processo que ajuda a entender propósitos, propor melhorias, minimizar riscos e maximizar lucros.
Anotou tudo aí?
[Fonte: Guia do Estudante]