Um dia para homenagear aqueles que se dedicam a catalogar o conhecimento que buscamos. Parabéns, bibliotecários (as) brasileiros (as)!

Um dia para homenagear aqueles que se dedicam a catalogar o conhecimento que buscamos. Parabéns, bibliotecários (as) brasileiros (as)!

Sabia que hoje o Brasil celebra o Dia do (a) Bibliotecário (a)?

A data comemorativa - instituída pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980 - foi inspirada na data de nascimento de Manuel Bastos Tigre.

Muito bem, aí você nos pergunta "ok, quem vem a ser este cidadão?".
 
Calma que a gente te responde...

Nascido em 12 de março de 1882, Manuel Bastos Tigre era escritor, poeta e é o primeiro bibliotecário do país.

Além da paixão inata pela catalogação de obras, Tigre acumulava outras atividades profissionais. Formado em Engenharia, resolveu - em 1906 - se aperfeiçoar em eletricidade, nos EUA. Por lá conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, famoso por ter instituído o Sistema de Classificação Decimal.

Tal encontro foi fundamental para que - alguns anos depois, em 1915, aos 33 anos de idade - Manuel largasse os números da Engenharia para se dedicar à sua grande paixão: a Biblioteconomia.
 
O título de primeiro bibliotecário do país veio com o resultado do concurso que Tigre prestou para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro: ele se classificou em primeiro lugar. Como conseguiu o feito? Com um estudo sobre a Classificação Decimal, aquela instituída pelo amigo europeu.
 
Agora que você já conheceu a história da comemoração, já pode parabenizar - com propriedade - aquele (a) amigo (a) que exerce a profissão homenageada do dia.

Nós, aqui, deixamos - também - as nossas homenagens, mais do que merecidas.

Parabéns, bibliotecários (as) brasileiros (as)!

[Fonte: www.calendarr.com]