- Em 08/11/2017
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Como será que cada um de nós deseja ver as cidades em que moramos?
Já parou para pensar no lugar em que você vive? Como ele poderia ser melhor, te atender de uma forma mais eficiente e/ou prazerosa?Hoje é um dia perfeito para pensar sobre isso, sabia?
Estamos no Dia Mundial do Urbanismo!
Isso mesmo! Lá em 1949, o 8 de novembro foi idealizado - pelo engenheiro argentino Carlos Maria della Paolera - como sendo uma data para a população do planeta refletir a respeito do que ele definiu como sendo colmeias humanas, ou seja, as grandes cidades modernas.
De acordo com della Paolera, a ocupação desordenada, não planejada, que obedeceu aos chamados do progresso, "quebrou o equilíbrio entre a obra artificial e os elementos da vida que, generosamente, nos dá a Mãe Natureza".
Já naquela época, ele alertava para a necessidade de recuperação do ar, do sol e da vegetação nas cidades modernas. E apontava que, mesmo as teorias e execuções mais discordantes consentem que é necessário que todos sentem à mesma mesa para garantir a união íntima da cidade com a terra habitada, possibilitando ampla abertura para a natureza em meio à ocupação urbana.
Vamos aproveitar este dia comemorativo para te perguntar: como você pensa a cidade em que vive? Quais soluções você teria para os lugares por onde transita todo dia? Como eles poderiam ser mais úteis e agradáveis?
Vale também deixar cumprimentos especiais a todos que fizeram da busca por tais respostas uma profissão: os urbanistas!
[Fonte: http://www.archdaily.com.br]