- Em 09/11/2014
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Aprender um novo idioma não é simples, principalmente se já se é adulto e a plasticidade do cérebro já não é mais a mesma. Estudos porém, mostram que pessoas que começaram a estudar novas línguas depois de adultas conseguem aprender e se tornar tão fluentes quanto os nativos no idioma, mas precisam de maior motivação.
Estudos porém, mostram que pessoas que começaram a estudar novas línguas depois de adultas conseguem aprender e se tornar tão fluentes quanto os nativos no idioma, mas precisam de maior motivação.
Algumas mudanças simples no modo de encarar o aprendizado e a maneira de estudar podem ajudar a melhorar as habilidades de comunicação.
Estudar antes de dormir, por exemplo, pode fazer muito bem ao aprendizado, pois enquanto dormimos o cérebro "arquiva" as memórias de curto prazo e armazena melhor as informações.
Na hora de estudar outro idioma não se preocupe com a gramática ou interpretação de texto, pelo menos não por si só.
Leia um texto de um assunto interessante pra você, veja um filme e tente compreendê-lo, faça uma aula de culinária ou mergulho em outro idioma. Colocando a língua em contextos prazerosos do dia a dia, a assimilação é mais fácil.
Pratique o novo idioma diariamente, nem que seja falando sozinho, fazendo a lista do supermercado ou os planos do final de semana, mas tente pensar cada vez mais na nova língua.
Com dedicação e força de vontade aprender é sempre prazeroso.