Parabéns, médicos(as) brasileiros(as)!

Parabéns, médicos(as) brasileiros(as)!

"Diga aaaaaaa"

 "Respire fuuundoo e solte, três vezes" 

"Agora tussa bem forte!"

E, por fim, "Diga 33!"

Frases escutadas - tá, tá - há muuuitoo tempo, dentro de consultórios, mas que te fizeram pensar nos homenageados de hoje, os médicos!

Sim, neste 18 de outubro, celebramos os profissionais que abraçaram uma das missões profissionais mais difíceis: a de curar um ser humano, restabelecer sua saúde, livrá-lo de incômodos no corpo, libertá-lo da sensação (angustiante) de dor.

Não é fácil, mas eles se desdobram, todos os dias, perseguindo tais objetivos, muitas vezes - especialmente no que diz respeito ao sistema público de saúde - sem qualquer estrutura administrativa para isso.

A data foi escolhida para celebrar a atividade profissional de doutores e doutoras por ser o Dia de São Lucas - de acordo com a Igreja Católica - o padroeiro da Medicina.

Se você ficou curioso(a) com o "diga 33!" ali de cima, nós te explicamos por que os médicos do passado usavam muito este recurso para averiguar a saúde de um(a) paciente.

É que antes de terem a disposição os estetoscópios super modernos de hoje, médicos só tinham a disposição um desses aparelhos, só que de madeira. Mais parecida com um canudo enorme, a engenhoca tinha suas extremidades encostadas no peito do paciente e no ouvido do médico. Assim que o doutor pedia que o enfermo repetisse "33" algumas vezes, notava as vibrações sonoras através da sua palma da mão no tórax de seu "cliente".

A técnica - que se vale da reverberação do som do "33" nos pulmões e brônquios - é chamada de pesquisa do "tactile vocal fremitus examination" e, pode acreditar, muitos médicos ainda a usam. É bem eficiente!

Desta você não sabia, diz aí!

Agora já sabe.

Parabéns pelo seu dia, médicos(as) brasileiros(as)!

[Fonte: www.calendarr.com]