Mentalidade dos alunos - revela pesquisa - tem alto impacto no desempenho escolar

Mentalidade dos alunos - revela pesquisa - tem alto impacto no desempenho escolar

Educadores acabam de ganhar mais uma ferramenta, valiosíssima, para melhorar os resultados da equação que envolve ensino e aprendizagem. Uma pesquisa - lançada recentemente - traz conclusões importantes sobre os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes na prova do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que é aplicada a cada três anos a jovens de 15 anos de diversos países desde 2000.

O estudo expôs cinco fatores que - comprovou-se - têm alto impacto no desempenho escolar dos alunos: a motivação pessoal (mentalidade), a combinação adequada de orientação do professor e investigação própria na prática do ensino, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica pelos professores, o aumento da jornada escolar e a educação infantil.

O levantamento - que teve por foco a disciplina de Ciências e baseou-se na avaliação do PISA de 2015 - considerou os indicadores da América Latina, mais especificamente os referente à Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai.

São balizas importantes para pensar os próximos passos que conduzirão o processo educacional.

No caso do tópico "mentalidade dos alunos", por exemplo, concluiu-se que esta tem influência quase duas vezes maior que o contexto socioeconômico. Fica mais fácil de visualizar se avaliarmos os números comparativos que consideraram os 25% mais pobres e os 25% mais ricos. No Brasil, os alunos motivados da faixa socioeconômica mais baixa obtiveram 400 pontos como nota média. Já os desmotivados da faixa mais rica tiraram 378 pontos.

Interessante, não?

Como dissemos no começo, eis um belo instrumento de contribuição para maior eficiência da Educação no futuro.
 
[Fonte: Portal Administradores]