Você também pode ajudar a preservar as florestas do planeta!

Você também pode ajudar a preservar as florestas do planeta!

Você já escutou, algumas vezes, que a Amazônia é o pulmão do mundo certo?

Em muitas delas - confesse - achou beeem exagerada esta história de a floresta em questão ser uma espécie de sistema respiratório verde, que garante o perfeito equilíbrio do planeta e a permanência dos diferentes tipos de vida por aqui, certo?

Tá, tá, hoje já se sabe que é um pouquinho de exagero, sim. Estudiosos já provaram que - em verdade - são as algas marinhas que produzem a maior parte do oxigênio que mantém a Terra viva. E também já evidenciaram que florestas como a Amazônia constituem ambientes em clímax ecológico, o que significa – traduzindo para você - que elas absorvem quase todo o oxigênio que produzem.

Tal constatação inutiliza o tal "pulmão do mundo", visto que - se a própria floresta sorve o que produz - não sobra oxigênio para o resto do planeta, confere?

Ok, mas isso não tira a importância (não só da Amazônia como de todas as outras florestas) desses "mares verdes" para o equilíbrio perfeito do globo.

Eles - os "grandes mares verdes" - regulam nosso clima, removem emissões de CO2 e podem ajudar a diminuir o ritmo das mudanças climáticas. E não para por aí! As árvores ainda oferecem proteção contra desastres naturais (como enchentes e deslizamentos).

Por isso, 17 de julho foi registrado no calendário mundial como sendo o Dia de Proteção às Florestas.

Opa, é hoje!

A data tem por intuito conscientizar todas as pessoas a respeito da importância da preservação das florestas - a residência de inúmeras espécies de animais e plantas - a fim de que seja garantida a qualidade de vida da humanidade, da nossa e das próximas gerações.

Mas como é que você aí - morando em uma cidade, por vezes, distante de qualquer floresta - pode contribuir para a preservação desses arvoredos?

A gente te conta! É possível, sim!

Você pode - por exemplo- dar prioridade a produtos feitos com madeiras de reflorestamento (em geral, identificadas com um selo ou certificado), não jogar lixo no meio ambiente e sempre priorizar os papeis recicláveis.
Que tal, hein? Viu como é totalmente possível?

Feliz Dia de Proteção às Florestas!


[Fonte: www.calendarr.com]