- Em 08/12/2020
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Natal!
Neste ano tão particularizado, que transcorreu tão cheio de medos, agonias e de tristezas, enfim, chegamos à data pela qual as crianças esperam com tanta ansiedade.
E o motivo é um só: um certo senhor grisalho, barbudo, barrigudo, que veste roupa vermelha, coturno nos pés e que se desloca por aí, a bordo de um trenó puxado por renas, distribuindo presentes para “crianças que se comportaram direitinho ao longo do ano”.
Sim, o Papai Noel!
Será que você conhece a origem desse forte símbolo natalino?
Se não tem ideia, a gente te conta, vem ver...
Tudo começou com os povos bárbaros – do norte da Europa – que cultuavam a lenda do “velho do Inverno”, segundo a qual, no fim do ano, o referido andarilho aparecia à porta das casas pedindo abrigo e comida. Ainda de acordo com a crença, quem lhe concedesse o que pedia poderia desfrutar, no ano seguinte, de uma temporada de inverno menos sofrida.
Com o passar do tempo, a figura de velho (e de outras lendas semelhantes) passou a ser associada à figura de São Nicolau, um bispo cristão que pregava na região da atual Turquia no século IV.
São Nicolau ficou conhecido por – no mês de dezembro – presentear crianças que habitavam sua região.
Tal prática de generosidade acabou por criar a imagem do “bom velhinho” que, mais tarde, seria dissociada do referido santo e transformada, então – no fim do século XIX e início do XX – em uma figura de propaganda de lojas de doces e brinquedos.
Olha que interessante a história do Papai Noel...Você conhecia?
Agora já conhece! Nós, do Portal Bolsas de Estudo, te desejamos um Feliz Natal!
[Fonte: Brasil Escola]