- Em 04/02/2020
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Em tempos nos quais ainda é looonga a fila daqueles que buscam por uma recolocação no mercado, cabe registrar que a maioria dos profissionais segue cometendo – hoje – um erro antigo e que pode ser considerado pueril: reativar contatos só depois da perda do emprego.
Nada mais equivocado.
Quando falamos de contatos, claro, não estamos falando das relações amigas, digamos “chapinhas”, que privilegiam os envolvidos. O que abordamos aqui são as ligações embasadas por comprovadas qualificações.
Como elas são necessárias! E ao longo de toda a vida profissional.
É o networking. Saiba: ele deve ser, nesse 2020, seu primeiríssimo investimento.
Vamos falar bem claramente. Ao precisar de alguém para prestar algum serviço, entre um (a) candidato (a) – desconhecido (a) – que tem excelente currículo e outro (a) que, além de ótimas qualificações, foi muito bem recomendado (a) por um (a) conhecido (a), fale a verdade, quem você iria preferir?
Tudo bem, a gente sabe que você pensou alto aí, reclamando: “ah, o bom e velho ‘QI’, o “Quem Indica”.
Ok, mas saiba que é bem mais complexo do que essa reação emocional rasa.
Há que se ter o cuidado de trazer para dentro de uma equipe de trabalho a pessoa adequada, que vai se encaixar anatomicamente às necessidades da empresa naquele momento.
O (A) colaborador (a) errado (a) vai custar à empresa e se não apresentar os resultados esperados será tempo e dinheiro jogados fora. E haja retrabalho para toda a equipe. É preciso ser objetivo (a) e cirúrgico (a) nessas horas.
A partir dessa constatação, quem melhor para trazer a tal pessoa necessária do que os amigos do entorno, aqueles que sabem, exatamente, de qual perfil a companhia está precisando?
Reproduzimos aqui dicas de headhunters para que você seja sempre – independente de estar trabalhando ou não – aquele (a) profissional que é lembrado (e indicado/a) por seus amigos / colegas, quando forem instados a indicar alguém de confiança para determinada vaga.
Vamos lá, anote aí:
1) Liste nomes de pessoas que seria importante ter por perto;
2) Aproxime-se de profissionais da sua empresa;
3) Tenha claro que networking é um compromisso profissional;
4) Não entre em contato apenas quando precisar de algum favor;
5) Crie formas de manter contato.
Viu? Não requer prática nem tampouco habilidade. É fácil! Invista nas boas práticas e faça seu 2020 ser muito mais produtivo dando a devida importância à construção e manutenção da sua rede de contatos.
[Fonte: Exame.com]