- Em 03/02/2020
- Por: Portal Bolsas de Estudo
E 2020, como se diz por aí, raiou. E já caminha a passos largos.
Sabe qual vai ser a tônica do novo ano no mundo do trabalho? De acordo com especialistas que trabalham com seleção de talentos, a palavra desses novos 366 dias será criatividade.
– Uhm? Ué...e o que foi feito da tal da produtividade?
Nós te devolvemos a pergunta: você já viu alguém produzir bem sem acessar a criatividade?
Ainda que não tenhamos muita noção disso, só quando “o calo aperta” - ou, traduzindo, quando, por exemplo, o prazo para realizar “aquela tarefa” está quase vencendo - é que vem à tona o tradicional “só Jesus na causa!”. O que acessamos nesse momento, na verdade, é o compartimento da tal da criatividade, com o qual – estranhamente – só estabelecemos contato em momentos de pânico.
Tem que ser sempre assim?
Claro que não! Aliás, nunca deveria assim.
E como estimular a criatividade no mundo tão corrido em que vivemos, com cotidianos cheios de tarefas, prazos, obrigações a cumprir, etc.?
A primeira coisa a fazer é....parar. E respirar fundo. Algumas vezes.
Depois disso, com a mente mais calma, nossa dica é que você busque seus recursos de infância.
– Oi?? Recursos de...infância?
Sim! Você já foi criança, certo? Todos nós fomos. E quando éramos pequeninos, nossa criatividade era pródiga em inventar as mais variadas brincadeiras. E nem eram necessários muitos elementos físicos para isso. Fala sério! Qualquer amontoado de plástico colorido podia, fácil, virar – em nossa imaginação – uma brincadeira muito legal, na qual nos concentrávamos por horas e horas. E nem nos preocupávamos com interferências externas, confere? Pois é, por que será que crescemos e esquecemos de criar?
Para reavivar a criatividade que “dorme em você” invista em aprendizado adquirido por meio do universo lúdico. Como as crianças fazem. Como todos nós fazíamos quando estávamos no começo da vida. Volte a ler boas histórias, ver bons filmes, boas músicas, peças de teatro. Consumir Arte é uma ótima forma de ampliar sua percepção criativa.
E pergunte muito. Investigue mais ainda. Nunca se canse de aprender coisas novas.
Basicamente, é isso.
O caminho que leva à criatividade não depende de ninguém, é você que constrói.
A partir disso, desejamos que seu 2020 seja super criativo. Que, com sua capacidade de idealizar propostas que rompam com tudo o que já é conhecido, você possa ir muito longe na carreira que abraçou.
Boa sorte!
[Fonte: Exame.com]