Testes realizados nos EUA revelam que a vacina contra a AIDS pode estar próxima

Testes realizados nos EUA revelam que a vacina contra a AIDS pode estar próxima

Cientistas norte-americanos reverberaram, recentemente, uma daquelas notícias que têm poder de mudar os rumos da Humanidade: depois de conseguirem bons resultados com uma versão atenuada da vacina contra o HIV em macacos rhesus, eles acreditam que estão bem próximos de testar o medicamento em seres humanos.

O estudo – publicado há cerca de três meses na revista "Science Translational Medicine" – trouxe que já foi possível eliminar a presença do SIV (imunodeficiência Símia) nos primatas. Trata-se de uma versão do vírus HIV que infecta apenas estes animais.

De acordo com a equipe envolvida com a pesquisa, o fruto do experimento com vacina moderada constitui "chave" para o teste em humanos.

Para chegarem a tais resultados na imunização dos animais, os pesquisadores usaram uma variação – geneticamente modificada – do vírus do herpes como vetor.

Vírus do herpes?

Sim! A vacina foi feita com uma forma comum do referido vírus, o citomegalovírus (CMV), que – como já contamos – modificado geneticamente para servir de vetor “empacotou” o vírus da SIV enfraquecido.

E os estudos registraram que 59% das cobaias foram imunizadas com sucesso.

Excelente notícia, não?


[Fonte: G1 // Bem Estar]