Google Acadêmico: ferramenta faz busca refinada e traz resultados mais relevantes

Google Acadêmico: ferramenta faz busca refinada e traz resultados mais relevantes

Rotina dinâmica é marca na vida de estudantes (especialmente dos que já cursam o nível superior) quando o assunto é pesquisa de conteúdo. Neste cenário, o Google Acadêmico revela-se como uma boa ferramenta para busca de material, de determinado (a) autor (a) e, especialmente, para a identificação de trabalhos com fontes confiáveis.

É um sistema de pesquisa da gigante da tecnologia que viabiliza a realização de pesquisas entre literatura escolar, jornais e revistas de Universidades, trabalhos acadêmicos, literatura escolar e artigos científicos variados. 

Para usar o Google Acadêmico não é necessário criar uma conta no Google, nem instalar software específico no computador. Basta acessar scholar.google.com e digitar no buscador o objeto da pesquisa (da mesma forma que é feita no mecanismo padrão).

Os resultados trazidos pela referida ferramenta de busca são, sim, os mesmos oferecidos pelo buscador padrão, porém, no caso do Google Acadêmico, o rastreio é mais refinado. Isso significa que as respostas selecionadas exibem apenas material acadêmico, ou seja, o conteúdo adequado para pesquisas do gênero, trabalhos escolares e de faculdades.

Entre as funcionalidades do sistema está a possibilidade de filtrar resultados, recurso essencial em termos de aumento da precisão. Por meio do painel localizado à esquerda da tela é possível, por exemplo, delimitar um período de tempo da publicação, alterar a classificação dos resultados (por relevância ou por data) e também escolher pesquisar somente em português.

O serviço também permite o armazenamento de artigos científicos de maneira integral ou parcial na própria biblioteca (ou na web) de quem o acessa para pesquisar.

A busca por meio do Google Acadêmico é bastante recomendada. Visto que a pesquisa ocorre de forma bastante ampla, o material selecionado pela ferramenta para quem busca conteúdo é, quase sempre, bem relevante.


[Fontes: canaltech.com.br // https://c2ti.com.br]