- Em 24/09/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Boa notícia para o ensino nacional. O Brasil aumentou sua participação no ranking internacional de melhores universidades do mundo. O rol é preparado, todos os anos, pela consultoria Times Higher Education (THE).
Ampliamos nossa participação na lista, porém, ainda há muito trabalho pela frente visto que nenhuma de nossas instituições figura entre as 250 primeiras da relação.
Para compor o referido ranking, a consultoria citada se baseia em questões relacionadas ao ensino, como ambiente de aprendizagem, volume de pesquisas (e a reputação da instituição), quantidade de citações, rendimentos na indústria relacionados à transferência de conhecimento para o mercado e, por fim, internacionalização.
A melhor instituição de ensino superior do mundo – de acordo com a THE– é a Universidade de Oxford , na Inglaterra. Na sequência vêm o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, e a Universidade de Cambridge, também na Inglaterra.
No ranking deste ano, o Brasil conta – no total – com 46 instituições, 11 a mais do que no ano passado. A USP é a primeira universidade brasileira a aparecer na lista (ocupando posição entre 251 e 300). A segunda é a Unicamp (que ocupa lugar entre as 501 e 600 melhores) e a terceira brasileira com melhor colocação é a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (que ficou entre as 601ª e 800ª colocação).
O ranking traz, ao todo, 1.396 unidades de ensino superior (identificadas em 92 países e regiões) e o Brasil é a sétima nação com maior número de universidades presentes no referido registro.
É uma evolução. Na lista do ano passado ocupamos o nono lugar.
[Fonte: O Globo]