- Em 02/09/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Não é novidade para ninguém, toda e qualquer profissão – para que seja bem exercida – requer permanente atualização, certo? Com a Enfermagem não é diferente. Visto que trabalham auxiliando pacientes na manutenção / recuperação da plena saúde é fundamental que enfermeiros, depois de formados, se aprimorem – continuamente – por meio de cursos de pós-graduação.
E é o próprio mercado que pede isso.
Na esteira da competitividade observada no setor, os serviços de saúde têm buscado, cada vez mais, por enfermeiros com o mais alto nível de conhecimento técnico-científico para atuar frente às novas tecnologias e inovações dos meios diagnósticos e terapêuticos.
Esta tendência – a da formação especializada – vem sendo observada na enfermagem brasileira desde a década de 70, quando demandas derivadas de problemas socioeconômicos e de saúde acabaram por exigir dos profissionais de Enfermagem um mergulho mais profundo na instrução, a fim de que pudessem acompanhar as mudanças, o crescimento da profissão e as novas demandas dos pacientes.
É importante registrar que – seja você já enfermeiro (a) formado (a) ou um (a) interessado (a) em iniciar a graduação na área – a pós-graduação é importantíssima para o setor. Até para que seja possível, de fato, se manter atuante na profissão. É que, hoje em dia, a quantidade de enfermeiros formados, a cada semestre, é infinitamente maior do que no mesmo período há uma década.
Esses números, claro, influenciam – diretamente – na contratação desses profissionais. Hospitais, por exemplo, tornam-se muito mais seletivos.
Por isso, que fique registrado: a pós-graduação para a área de Enfermagem é muito mais do que recomendada. É necessária e fundamental! Especialmente no que tange à segurança de pacientes, que podem ser assistidos com competência muito maior.
[Fonte: enfermagemdeconteudo.com.br]