- Em 12/08/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
O Brasil está entre os países que – após inúmeras pesquisas e análises – vão participar da fase de testes clínicos da vacina contra Aids em seres humanos.
A etapa, considerada como avançada, envolve quatro doses da vacina, desenvolvida para proteger o organismo humano contra os mais diversos formatos do vírus HIV presente em todo o mundo.
As porções serão injetadas em homens que realizam atividades sexuais com homens cisgêneros e homens ou mulheres transexuais.
A imunização faz uso de um vetor de adenovírus (similar ao vírus causador da gripe) que produz antígenos estimulantes da imunidade do corpo humano e duas proteínas solúveis – Mosaic e Clade C – com fosfato de alumínio adjuvante. Os antígenos são utilizados nas doses 1 e 2 e as proteínas nas doses 3 e 4.
Ao longo de um ano, cerca de 3.800 indivíduos participantes do estudo – entre 18 e 60 anos – receberão as quatro doses da vacina.
Além do Brasil, Argentina, Peru, Estados Unidos e Itália estão entre os países que participarão dos testes clínicos.
A iniciativa é parte do estudo Mosaico – idealizado por Susan Buchbinde – que tem por objetivo encontrar uma vacina para o vírus.
Diretora do programa “Bridge HIV”, do Departamento de Saúde Pública de São Francisco, e presidente do estudo para a criação da vacina contra o HIV, Buchbinde ressaltou que o compromisso maior da pesquisa é o de garantir que os resultados dos testes da vacina contra o HIV sejam compartilhados com populações do maior número de países.
Excelente notícia, não?
[Fonte: Exame.com]