- Em 10/07/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Você sabia que o cérebro humano muda constantemente e que, por isso, precisa ser estimulado sempre a fim de que se mantenha vivo e não morra cedo?
Não somos nós que estamos dizendo, são os neurocientistas.
Orientam eles que, quanto antes os estímulos tiverem início, melhor será para o cérebro na vida adulta e na idade avançada.
Eeeee...é muito importante – também – atentar para o estilo de vida que se tem. O cotidiano tem forte impacto em nosso cérebro.
Ok, mas aí você nos pergunta: como fazer isso, como estimular o cérebro?
Os profissionais citados dão as dicas (e lembram que vale para qualquer idade), anote aí!
Comece propondo metas e desafios intelectuais a si mesmo (a). Trabalhos voluntários, por exemplo, fazem muito bem ao cérebro.
Pense positivamente. Sempre! Tá, tá, todos nós temos, vez ou outra, pensamentos tóxicos, maaasss, empenhe-se em afastá-los. Focar no lado negativo das coisas traz depressão e ansiedade, o que prejudica o desempenho do cérebro.
Valorize a vida social e cultive relacionamentos. Visto que o ser humano é um ser social precisa estar sempre em contato com outros seres humanos. O cérebro também.
Pessoas isoladas – atente para este dado – geralmente morrem antes. Quanto aos relacionamentos, nutrir vínculos profundos confere maior sensação de bem-estar do que, por exemplo, ter fama, sabia?
Na lista ainda vêm “comer de forma saudável”, “praticar esportes regularmente” e “aprender um idioma”.
Sobre a alimentação, tudo o que faz bem ao coração também é bom para o cérebro. Os esportes, saiba, têm o poder de unir a memória ativa, o corpo saudável e a vida social.
E o novo idioma – nada de querer enrolar aí – pode ser incorporado a qualquer tempo, em qualquer idade, viu?
Ah, e não podíamos deixar de citar a importância – suprema – de dormir bem e saber administrar o estresse.
Tudo anotado?
Então cuide da saúde do seu cérebro! E divirta-se por aí!
[Fonte: www.bbc.com/portuguese]