Vai prestar vestibular para Pedagogia? Saiba um pouco mais sobre a profissão antes de tentar sua vaga na universidade

Vai prestar vestibular para Pedagogia? Saiba um pouco mais sobre a profissão antes de tentar sua vaga na universidade

Um passarinho contou para a gente que você decidiu prestar vestibular para Pedagogia...Confere o que a pequena ave nos disse?

Parabéns! Que belo caminho você escolheu!

A titulação do curso (a designação que vem escrita no diploma do aluno) é licenciatura, ou seja, a referida graduação é voltada para a formação de professores.

Que delícia, hein? Vai dar aulas para crianças até o 5º ano do Ensino Fundamental. Haja energia! 

Se preferir, poderá atuar na parte de coordenação pedagógica ou ainda desempenhar suas atividades como diretor (a) de escola. 

É, mas como toda área de atuação, a Pedagogia – para ser exercida – também guarda algumas premissas básicas. E é bom que você as conheça bem, se identifique com elas, antes de partir para o referido curso superior.

Vamos a alguns itens fundamentais?

Vem ver:

– Goste de gente. Estudantes de Pedagogia precisam gostar de trabalhar com gente, especialmente com crianças. É importante que sejam sensíveis, criativos, dinâmicos, alegres e – definitivamente importante – que tenham paciência (de sobra) para ensinar.

- Em geral, esses universitários gostam mais das disciplinas práticas, as que envolvem metodologias. Na Metodologia da Matemática, por exemplo, constroem materiais concretos e jogos para o ensino. Neste curso, poucas matérias são 100% teóricas, mas todas as disciplinas são encerradas com algum projeto prático.

- Entre as matérias básicas estão “Prática de Ensino” (que aborda a prática do professor em sala de aula e está relacionada ao estágio), “Políticas Públicas” (que discute as leis, normas e regulamentações da Educação brasileira) e “Didática” (que estuda os teóricos da Educação e as tendências pedagógicas).

- No rol das matérias específicas você vai encontrar, por exemplo, “Literatura Infantil” (que contempla a formação de leitores e as literaturas clássicas), “Brinquedoteca” (que orienta a organização de uma brinquedoteca e ensina como utilizá-la) e “Musicalização e Arte” (que trabalha as habilidades artísticas).

- Na parte das atividades práticas há a “Contação de Histórias”. O recurso pedagógico em questão é usado para que alunos construam cenários e produzam roupas a partir de uma história pré-escolhida, que será dramatizada pela turma.

- O estágio é obrigatório. Você deverá cumprir 400 horas de treinamento profissional antes de se formar. É, não será nada fácil conseguir abrir espaço no seu cotidiano para o estágio, especialmente se você já trabalhar fora. Mas é obrigatório, então, já sabe, tem que dar um jeitinho.

- Por fim, é bom saber que, no começo, a remuneração não é, exaaatamente, o que se possa chamar de “atrativa”, maaass, vale a pena insistir, se preparar cada vez mais e, assim, ir subindo novos degraus na carreira.

Tudo entendido?

Boa sorte! Bons estudos!

  

[Fonte: Guia do Estudante]