- Em 03/05/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Você tem acompanhado o noticiário a respeito da Reforma Previdenciária?
Se a resposta foi positiva, já sabe que, na atual conjuntura, mais do que pensar no futuro é preciso ter, também, bem claro, que – como as gerações anteriores – não será possível contar com a Previdência Social, certo?
Pois é, mas como se preparar para os tempos vindouros, aqueles em que a massa ativa de hoje já estará fora do mercado de trabalho, supostamente aposentada?
A dica dos especialistas é considerar a previdência privada.
Além de guarnecer o futuro trata-se de uma forma bastante eficiente de fazer o planejamento financeiro.
Se você não tem ideia de por onde começar, economistas sugerem que se dedique a conhecer melhor duas siglas: PGBL e VGBL.
Para que você entenda direitinho, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é ideal para quem declara Imposto de Renda (IR) no formulário completo (visto que todas as contribuições podem ser deduzidas até o limite de 12% da renda bruta anual tributável). Já o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é indicado para quem usa o formulário simplificado para declarar IR ou ultrapassou o limite de 12%.
No caso do VGBL, a tributação ocorre apenas sobre os rendimentos. No PGBL, recai sobre a soma da contribuição com o rendimento.
Ainda segundo os especialistas, a diferença básica entre as duas opções está no processo de utilização de benefício fiscal ou de pagamento de imposto de renda no final do período.
Enfim, a dica é conversar com seu (ua) gerente para saber qual é a melhor opção para você dar início àqueeelaa dieta financeira que, lááá no começo do ano, você j-u-r-o-u que este ano começaria e...até agora...né?
Necas!
Vamos começando este planejamento aí!
Pense que estamos falando do seu futuro – garantido – sem sofrimento e com bastante praticidade.
[Fonte: Exame.com]