- Em 10/04/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Bebedores inveterados de café...podem começar a comemorar!
A sua bebida favorita – de acordo com um grupo de cientistas chineses – pode ser a esperança de novas terapias oncológicas.
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores utilizaram dois compostos presentes no grão de café para tratar ratos com tumores de próstata.
E não é que, depois que entraram em contato com o bom e velho substrato, os roedores tiveram o crescimento de seus carcinomas diminuído?
Pois é! E tal resultado foi observado – principalmente – quando as duas moléculas foram usadas em conjunto.
É para celebrar, não?
Já não basta ter aroma convidativo e sabor prazeroso, o café, agora, também pode ser medicamento contra determinados tipos de câncer?
Oba!
É, mas saiba que não se trata, assim, de uma compleeeta novidade. O café é um dos alimentos mais estudados quanto aos efeitos que pode provocar no organismo e já se mostrou bem eficiente no combate e na prevenção de algumas doenças.
Bom, né?
Excelente! Mas antes que você decida comemorar esta notícia querendo “nadar em uma piscina de café” cabe lembrar a eterna validade do bom e velho conselho: tudo que é em excesso pode, sim, fazer mal.
Se, por meio de doses diárias, o café pode evitar problemas de saúde (como a insuficiência cardíaca), contribuir para o combate à depressão e para a melhora da memória, além de ajudar no emagrecimento (visto que auxilia no aceleramento do metabolismo), consumido em excesso pode causar azia constante e contribuir para o desenvolvimento de gastrite e úlcera.
Ou seja, pode continuar tomando seu benéfico cafezinho, sim! Maasss, vá devagar aí com a velocidade dessa xícara / desse copo!
[Fonte: Correio Braziliense // Ciência e Saúde]