- Em 12/03/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Então quer dizer que você se decidiu pela Educação Física na escolha da graduação?
Que bacana, vai cuidar da saúde das pessoas! Belo caminho profissional...
Bom, agora que já escolheu o seu rumo de carreira, será que você sabe dos muitos detalhes que a sua futura profissão envolve?
A primeiríssima, a gente nem precisaria falar, né...maaasss...se você escolheu esta alternativa profissional, imaginamos que tenha um estilo de vida ativo e goste de atividades físicas e esportes. É que, em geral, os que se candidatam ao curso de Educação Física são indivíduos dinâmicos, proativos e protagonistas. Gostam muito das práticas esportivas e do estilo de vida ativo. É seu caso? Ótimo! Então acertou em cheio na escolha!
Outra coisa que você precisa saber desde já: a carreira que definiu para seguir também é voltada para a prevenção e o tratamento de doenças. Sim, sim! Além dos esportes, do‘ser fitness’ e da educação para o corpo (as atuações clássicas do/a professor/a de Educação Física), vêm crescendo – e se fortificando – em seu segmento de atuação a área de prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (como obesidade, hipertensão, diabetes e cardiopatias) e o atendimento a pessoas com limitações motoras, intelectuais e psicológicas. Olha quanto campo para você se especializar!
Ah, e você também já deve ter se informado a respeito do estágio obrigatório, né? Para o curso de licenciatura é realizado em ambiente escolar, onde os alunos devem vivenciar o dia-a-dia da escola e o papel da disciplina no contexto escolar. O estágio é cumprido a partir da segunda metade do curso (3º e 4º ano), e a carga horária mínima é de 400 horas. Já para o bacharelado, o estágio – que pode ocorrer em vários ambientes, como academias de musculação/ginástica, clubes e centros esportivos públicos – pode ter carga horária menor e ser realizado também a partir da segunda metade do curso. Aproveite bem a experiência, você vai gostar!
Também é legal você saber que existem conteúdos como Pedagogia dos Esportes e Empreendedorismo integrando disciplinas bem específicas do currículo.
Disciplinas específicas?
Sim!
Mas o que elas trazem em seu bojo?
Componentes curriculares relacionadas à cultura corporal! São tematizadas em forma de esportes, jogos, lutas, ginásticas e atividades rítmicas. Ainda podem conter assuntos relacionados às dimensões técnico-instrumentais e didático-pedagógicas, como Pedagogia dos Esportes, o Treinamento Esportivo e o Empreendedorismo em Educação Física e Esportes.
É, você acaba de fazer uma escolha muito interessante, que vai te dar muito campo para atuar profissionalmente, viu?
Boa sorte em suas escolhas, bons estudos e, acima de tudo, divirta-se! Profissional feliz desempenha suas atividades com muito mais assertividade.
[Fonte: Guia do Estudante]