Escolher o curso de graduação pode ser bem tranquilo! Mesmo que você esteja em dúvida entre muitas opções, diferentíssimas! Pega essas dicas aqui...

Escolher o curso de graduação pode ser bem tranquilo! Mesmo que você esteja em dúvida entre muitas opções, diferentíssimas! Pega essas dicas aqui...

Pôxa, então quer dizer que você está mergulhado (a) naquele delicioso dilema que é não saber se vai prestar vestibular para Astronomia, Veterinária, Jornalismo ou Engenharia Química?

O quê? Você não vê nada de delicioso nisso, já que são áreas completamente diferentes, mas você gosta de todas e não sabe qual escolher?

Como diria Jack, vamos por partes (leia sobre os acontecimentos na periferia de Whitechapel, distrito de Londres, em 1888, para entender a piadinha).

A primeira coisa a fazer é comemorar. Sim! Você está prestes a tomar uma decisão que vai inaugurar uma fase completamente nova – e intelectualmente muito rica – na sua vida.

Depois, relaxe. Você não é o único ser do planeta em profunda dúvida sobre qual carreira seguir.

E em seguida...respiiiireee!!

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, você sabe, estamos sempre por aqui para te dar aquele apoio, certo?

Por isso, visto que torcemos - imensamente - para que você tome a melhor decisão reunimos algumas dicas bacanas para que este seu momento seja o menos sofrido possível. Vem ver...

A primeira coisa a fazer é...ops, são....testes vocacionais! Isso mesmo, no plural! Faça quanto achar que deve. Este tipo de avaliação traz excelentes resultados e, com certeza, vai te ajudar – muito – a decidir qual curso tem maior relação com a sua personalidade e com as suas aspirações para o futuro.

Próximo passo? Conversar com profissionais que já se formaram em cada uma das áreas que estão fazendo você suar de tanta indecisão. É um excelente recurso para que você possa ter uma ideia mais clara não apenas sobre cada curso como também sobre cada mercado de trabalho em específico.

Ah, e tem uma dica importantíssima que a gente aposta que você – ao ler – vai dar uma risadinha do tipo “acontece comigo!”. Pense sozinho (a) sobre as suas escolhas. Esta é uma época em que vão “chover achantes” no seu entorno, todos sugerindo, achando o melhor caminho profissional para você seguir. Não permita, não ouça. Tenha em mente que a vida é sua, o futuro é seu, logo, quem tem que achar alguma coisa é você, ninguém mais. E não se importe se, com tal atitude, você deixar alguém triste. Aqueles que, realmente, estiverem ao seu lado vão apoiar sua decisão.

Opa...e não podemos deixar de salientar um ponto fundamental. Você já ouviu notícias por aí sobre pessoas que perdem o suado dinheiro e vêem seus sonhos profissionais irem por água abaixo assim que descobrem – ao final de seus cursos – que os respectivos diplomas não têm validade e as instituições escolhidas nunca tiveram qualquer vínculo com o MEC, certo? Não seja uma dessas pessoas! Pesquise! Veja se a universidade que você pretende cursar é credenciada pelo Ministério da Educação e se o curso que você deseja fazer é autorizado pela pasta. Você pode encontrar todas as informações necessárias no site do MEC (https://www.mec.gov.br/0).

Existem muuuitaass outras dicas, mas, seguindo estas que te passamos, já dá para fazer o que seja, talvez, a primeira grande escolha da sua vida com muito mais tranquilidade.

Boa sorte! Boa escolha para você! Nos vemos no mercado de trabalho!


[Fonte: https://www.mundovestibular.com.br]