- Em 25/02/2019
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Iuuupiiii!! Você, enfim, está realizando um sonho! Passou no vestibular, tornou-se um (a) universitário (a)!
Viva! Parabéns!
Agora que já inaugurou esta nova – e tão importante – fase da vida, diz aqui para a gente, não vai colocar tudo a perder apenas porque não conhece o “Manual do Bom Calouro”, né?
– Manual do Bom Calouro??? Que p%%* é essa? – resmungou você aí.
Tá, tá...tudo bem. Fisicamente, ele não existe. A gente é que acabou de inventar este nome para reunir as dicas que você não pode ignorar de jeito nenhum se quiser ter uma vida acadêmica rica, plena, com 100% de aproveitamento dos “ares acadêmicos”.
Vamos lá...a primeiríssima orientação é: informe-se direitinho a respeito de seus direitos e deveres como estudante universitário (a). Na coluna dos direitos você vai encontrar uma série de benefícios que poderão te proporcionar uma melhor qualidade de vida (como, por exemplo, meia-entrada em eventos culturais, acesso a restaurantes mais baratos, biblioteca, internet gratuita e a possibilidade de produzir artigos científicos com seus professores). Quanto aos deveres, depois de toda a luta que você enfrentou para conquistar a sua vaga, o mantra do momento, sem dúvida alguma, contém os verbos “estude!” e “dedique-se!”, certo?
Bom, sigamos...
Próximo item?
Pergunte! Pergunte sempre. Pergunte tudo! Não tenha vergonha de se expor para tirar dúvidas. A gente sabe que o ambiente universitário pode – assim, de cara – dar medo, até apavorar, especialmente se você for tímido (a), maaass, esta é a hora de você dominar suas emoções e virar o jogo. Lembre-se que a universidade é um treino para a vida profissional e é, justamente, a partir disso que perguntamos: no futuro, você pretende ficar amuadinho (a) quando estiver em jogo, por exemplo, a possibilidade de uma promoção? Claro que não, certo? Então...pergunte!
Por fim, resista à tentação de – também por vergonha – se isolar com outros calouros. Panelinha não! Isso ficou para trás, terminou junto com a conclusão do 2º. Grau.
Explore o ambiente acadêmico, procure se entrosar o máximo que puder. Não se distancie do todo e nem se acomode em uma redoma criada para abrigar você e aqueles que te fazem sentir mais seguro (a). Este erro, pode acreditar, tem toda a chance de comprometer – muito! – o seu aproveitamento do 3º. Grau.
Enfim, para concluir, o que temos para te dizer é algo que, muito provavelmente, você já ouviu (muito!) por aí e é a pura verdade: a experiência universitária passa (muito!) rápido e deixa (muitas!) saudades (pode acreditar).
Então...aproveite ao máximo!
[Fonte: http://blog.mepassaai.com.br]