7 de abril: dia daquele(a) que se empenha em manter a população sempre bem informada

7 de abril: dia daquele(a) que se empenha em manter a população sempre bem informada

Hoje é dia daquele(a) profissional que, com seu trabalho dedicado, apura fatos e leva informações até você, diariamente.

Estamos falando - você já percebeu, certo? - do(a) jornalista!

Neste 7 de abril rendemos homenagens àquele(a) que - de maneira imparcial e ética - apura fatos e leva informações ao grande público, seja sobre acontecimentos locais, regionais, nacionais ou internacionais.

O Dia do(a) Jornalista passou a figurar no calendário como forma de homenagem - prestada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) - à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Médico e jornalista, Badaró perdeu a vida em  22 de novembro de 1830, em São Paulo, pelas mãos de seus inimigos políticos.

A morte do periodista provocou um movimento popular que levou D. Pedro a abdicar do trono, em 1831, no dia 7 de abril.
 
O lugar foi ocupado por seu filho, D. Pedro II, que - na época - contava com apenas 14 anos de idade.

Apesar do fato significativo associado à data passaram-se cem anos até que o Dia do Jornalista fosse comemorado pela primeira vez, em 7 de abril de 1931.

No comecinho do século XX, especificamente em 1908, a data já tinha servido de inspiração para a criação da  Associação Brasileira de Imprensa, que nasceu com a missão de assegurar os direitos de todos os que têm por profissão a busca da notícia.

Parabéns, jornalistas brasileiros!