- Em 21/03/2017
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Hoje, 21 de março, o mundo é lembrado de que precisamos – todos, sempre – falar sobre a Síndrome de Down.
A data tem por finalidade conscientizar o maior número de pessoas a respeito da importância de lutar por direitos iguais (além do bem-estar e da inclusão) para os referidos portadores.O registro pode ser conferido no calendário oficial da ONU e é comemorado nos 193 países-membros.
Sugerida pelo geneticista Stylianos E. Antonarakis (da Universidade de Genebra), a data é uma alusão à ocorrência de três cromossomos no par número 21 (resultantes de divisão celular anormal) que constitui característica das pessoas portadoras da Síndrome de Down.
Os motivos que levam à ocorrência da alteração ainda não são conhecidos, mas já se sabe que tudo começa - ainda na gestação - quando células do embrião são formadas com 47 cromossomos (em vez dos 46 normais).
Como se pode perceber, Down não caracteriza uma doença. Trata-se, sim, de uma mutação do material genético humano, o que quer dizer que pode ocorrer em todas as raças.
Como já dito acima, o objetivo primordial da celebração é partilhar informação e conscientização acerca da questão.
Pelo mundo todo é bastante comum que, neste dia, escolas promovam palestras sobre o assunto, encenem peças de teatro com portadores da Síndrome e realizem workshops para pais de crianças Down, entre outras atividades.
Vamos aproveitar a data e falar sobre a Síndrome de Down?
Celebremos esta data tão importante, uma justa homenagem a pessoas que - apesar da deficiência intelectual que culmina em diferentes graus de dificuldade de aprendizado - se adequadamente estimuladas podem, sim, contribuir muito para a sociedade que integram.
[Fonte: https://www.calendarr.com]