Com conceitos de Kant, prova de redação na segunda fase da Fuvest indagou sobre expressão personificada

Com conceitos de Kant, prova de redação na segunda fase da Fuvest indagou sobre expressão personificada

Passada a 2ª fase do vestibular mais concorrido do país permanece a certeza de que a prova de redação constitui um dos principais "terrores" dos aspirantes a universitários.

E não é exagero usar a palavra "terror". Especialmente se o(a) candidato(a) não estiver - amplamente - preparado(a) para redigir, com segurança, as linhas que lhe são solicitadas.
 
Por "amplamente" entenda-se armazenamento de repertório cultural e histórico, além do domínio dos instrumentos necessários para a construção de um bom texto e organização mental adequada para expor conhecimento de maneira coerente.

No último dia 8, os que intencionavam garantir lugar em uma das universidades mais aclamadas do mundo depararam-se, na prova de redação, com um desafio e tanto: usar os conceitos do Iluminismo e a filosofia de Immanuel Kant para dissertar sobre maioridade.

A pergunta implícita era "o Homem já saiu da menoridade?".

De acordo com o conceito do filósofo mencionado, a maioridade tem relação com a capacidade que o indivíduo desenvolve de pensar por si próprio e, assim, atingir o esclarecimento.

Complexo, não?

Por isso é que se diz que uma boa redação redigida na Fuvest é, sempre, fruto de anos de absorção de conhecimento. Ou seja, não dá para achar que inteirar-se do que anda acontecendo no mundo duas semanas antes da prova vai garantir um bom desempenho. E também não vale reproduzir algo que foi ouvido por aí. É preciso expressar singularidade no ponto de vista. 

E não só para a Fuvest, vale para a prova redação de todos os outros vestibulares. Aliás, vale também - e especialmente - para aquele texto que tem potenciais chances de habilitar alguém para trabalhar na empresa dos sonhos. Pode ser o pontapé inicial para uma carreira de sucesso.

Saber organizar os pensamentos e - com o conhecimento adquirido - conseguir exprimir opinião pessoal, de forma coesa, a respeito de alguma coisa é uma habilidade valiosa e, por isso mesmo, muito reverenciada pelo mercado de trabalho.

Dito isto, aproveitando a deixa do tema da redação da Fuvest deste ano, nós, do Portal Bolsas de Estudo, nos inspiramos em Kant para perguntar: e você, saiu da menoridade?

[Fonte: UOL // Educação]