Escolas de período integral receberão recursos do governo mediante desempenho no Enem

Escolas de período integral receberão recursos do governo mediante desempenho no Enem

Mudanças no repasse de recursos federais para que os Estados possam manter as escolas de tempo integral. O Ministério da Educação (MEC) informou que o procedimento, agora, será atrelado ao desempenho de seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para ter direito aos valores repassados pelo programa, colégios beneficiados vão precisar comprovar inscrição de 75% dos estudantes no exame e apresentar desempenho superior ao do restante da rede.

Os novos critérios para preservação dos repasses terão validade de três anos, época em que as escolas serão avaliadas.

A jornada de sete horas diárias constitui uma das grandes esperanças do governo federal para alavancar o processo de aprendizagem no Ensino Médio.

Outros critérios adotados para a escolha das escolas que receberão o incentivo governamental dão conta da vulnerabilidade social e da capacidade para atender, no mínimo, 400 alunos no ensino integral.

Também é recomendada infraestrutura mínima, dotada de quadra, laboratório de informática e biblioteca, embora seja permitido que as unidades procedam com as referidas adaptações para que possam se enquadrar no programa.

As novas regras foram publicadas, recentemente, no Diário Oficial da União.

[Fonte: ZH Educação]