- Em 24/10/2016
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Estudar é sempre engrandecedor, sempre via de acesso para melhores patamares na vida profissional.
Ampliar conhecimentos é um ganho inestimável e tem efeitos em todos os setores da vida, mas - é fato - ao longo da graduação muito se fala sobre a atuação mais indicada no período pós-formação, mas, chegado o momento da prática, como fazer para acessar este lugar um tanto mágico para todos os estudantes secundaristas que é o mercado de trabalho?Pois é, por mais que se fale a respeito, quando a graduação termina muitos se veem diante de uma grande interrogação, sem saber o que fazer para dar o "start" na trajetória especializada.
Como encontrar aquela tão almejada vaga?
Não vamos mentir, pode ser que demore. Mas se você seguir algumas recomendações bem pertinentes tem grandes chances de encurtar este caminho.
Vamos a elas?
Pedir ajuda a seus professores - ainda no período da graduação - é uma excelente ferramenta. Os mestres são excelentes fontes de contato e também conhecem, como ninguém, o meio em que você deseja atuar. Eles podem - quem sabe - te apresentar (ou recomendar seus préstimos profissionais) para alguém e...eis aí a sua primeira oportunidade profissional!
Uma pergunta: e o seu perfil no LinkedIn, a quantas anda? Atualizado, esperamos!
É, a internet é uma fonte inesgotável de oportunidades e, se você está em busca do seu primeiro emprego, investir nela é uma "tacada" certeira. Fique atento(a) a ofertas em redes sociais. Aqueeeele grupo da faculdade do qual você participa (um tanto esquecidinho em meio às suas prioridades) pode trazer a oportunidade que você tanto espera.
Quer ver outro excelente recurso? Você já pensou em visitar as páginas dedicadas à carreira nos sites das companhias que você tem interesse em trabalhar? Você encontra tais oportunidades naquelas seções chamadas "Trabalhe Conosco" que grande parte dos sites tem. Busque as redes sociais das referidas empresas também. Procedendo desta forma são grandes as chances, por exemplo, de você se conectar com os respectivos representantes de RH e, por tabela, de conseguir uma entrevista por telefone. Que tal, hein?
Tentar contato com alguém que já trabalha na empresa que você sonha atuar também é um movimento bastante positivo. A maioria das vagas nunca chega a ser anunciada (o preenchimento delas costuma ocorrer por meio de recomendações de outros funcionários). Por isso, incluir colaboradores da empresa no seu network pode encurtar caminho para a vaga que você tanto deseja.
Tá, já pensou em (e fez) tudo isso e nada deu o resultado esperado? Procurar ajuda de profissionais pode ser a grande solução. Mas já avisamos de antemão: a despeito de outros, que podem oferecer tal serviço de graça, alguns consultores podem cobrar taxa por aconselhamento pessoal.
E, por fim, a grande dica: prepare-se - de forma eficiente - para a sua tão sonhada entrevista de emprego. Dá nervoso, a gente sabe, maaasss...treine antes, pratique bastante para passar uma boa impressão quando estiver diante de um(a) recrutador(a). E aí, veja, entram itens como vestuário adequado e comunicação e linguagem corporal positivas.
Como já dissemos aqui em cima, tooodooo mundo sabe que é um momento bem tenso (pelo qual, se ajuda, todos passam um dia na vida), mas, se você conseguir passar a imagem de confiante já terá ganho pontos e ficará mais perto do que deseja: a vaga para o primeiro emprego!
Ah...e sobre a vestimenta adequada...é importante MESMO, viu? O ditado não exagera quando diz que a primeira impressão é a que fica. Na dúvida, aposte no traje formal. Não tem erro.
Agora que já te passamos algumas boas dicas, nós, do Portal Bolsas de Estudo, torcemos para que - de posse delas - você consiga estrear no mercado de trabalho.
Boa sorte!
[Fonte: Universia Brasil]