- Em 25/07/2016
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Você já está preparadíssimo(a) para enfrentar as provas, arrasar no gabarito, mandar muito bem na redação e, assim, dar os primeiros passos em direção à sua tão sonhada carreira...
Carreira.Epa....peraí...você ainda não pensou na carreira que vai seguir! Na verdade, na verdaaaadee, está aí, indeciso(a), entre Astronomia, Psicologia, Matemática e Direito?
Ai, ai, ai. Muita calma nessa hora!
A gente sabe bem que este é um momento tenso da vida, aquele em que - em geral - ainda muito jovens, somos chamados a tomar a primeira grande decisão da vida. É, não é fácil. Mas, calma. Também não é impossível.
É importante ter calma, avaliar bem, analisar qual área de graduação tem mais a ver com as qualidades e aptidões que você carrega consigo.
Sim, sim. Tem que ter a ver com você. Senão a "catástrofe estará escrita", pode acreditar. Pior do que estar confuso(a) na hora de escolher a carreira a seguir é optar pelo caminho errado e descobrir, lá na frente, depois de um tempo decorrido, que será necessário começar tudo de novo, em outra "praia". Sem contar que o que ficou ruim pode ficar ainda pior, porque pode ser que você - por contingências da vida - precise ir até o fim e concluir o curso....que não o(a) faz feliz!
Imagine que qualidade de profissional você vai ser! Será que o mercado absorve alguém que não ama o que decidiu fazer da vida?
Você já deve estar aí pensando "ihhh, mas que drama! Foram longe agora, hein? Nem prestei o vestibular ainda!".
Nada disso! Não fomos longe não! É isso mesmo! Nem prestou o vestibular ainda, mas esta é a primeira grande aposta em si mesmo(a) que você vai fazer (não adianta querer seguir indicação de amigo ou fazer o curso que a sua mãe quer. É você com você). E da escolha certa, acredite, vai depender a sua felicidade no futuro.
- Tá, tá - reclama você aí - mas como eu vou saber do que eu gosto se estou todo(a) confuso(a) e indeciso(a)?
Vamos lá, um bom caminho pode ser começar pelo que você NÃO gosta de jeito nenhum. Passa longe da leitura e não tem paciência para procurar saber o que anda acontecendo no mundo? Risque o Jornalismo das suas opções. Tem agonia de andar no meio do mato e não pode nem pensar em ter contato com insetos? Biologia não é o seu ramo. Viu? Às vezes o que você NÃO gosta pode ajudar a enxergar o que você curte.
Ok, mas - indo por este caminho do "não tem a ver comigo" – como saber quais são as principais habilidades ou características desejáveis para atuar nas diversas áreas?
Vamos lá, o Portal Bolsas de Estudo vai te dar uma ajudinha:
Administração, Negócios e Serviços: espera-se que você apresente iniciativa e espírito de liderança, que seja organizado(a) e meticuloso(a), que tenha facilidade para números e cálculos e demonstre vontade de empreender.
Meio Ambiente e Ciências Agrárias: você precisa ter gosto pelo contato com a natureza, se interessar em estudar as relações entre o homem e o meio ambiente, se preocupar com o uso sustentável dos recursos naturais.
Saúde e Bem Estar: é recomendável que você goste de lidar com as pessoas e de ajudá-las, que seja atento(a) a detalhes, que saiba relacionar eventos com fenômenos e, principalmente, que saiba lidar com situações estressantes.
Comunicação e Informação: você precisa ter facilidade para se comunicar com clareza, também é recomendável que seja sociável e tenha habilidade para lidar com público. Capacidade de análise e interpretação, espírito crítico, empatia, gosto por acompanhar o que acontece no mundo também são habilidades - BEM - recomendáveis.
Estes são apenas alguns exemplos. Existem muitas outras áreas para você pesquisar. Seja pelo critério "gosto" ou pelo "não gosto", o importante é que você consiga acertar em cheio na escolha que - por princípio - deverá te ajudar a crescer intelectualmente e ser feliz profissionalmente.
Boa sorte!
[Fonte: Guia do Estudante]