- Em 24/07/2016
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Seu(ua) melhor funcionário(a) foi "descontinuado(a)" em mais um dos cortes que a sua empresa está fazendo na folha de pagamento.
E agora?Bom, antes de você sentar e chorar vamos perguntar: você tinha se dado conta de que ele(a) era o(a) seu(ua) melhor funcionário(a)? Tinha noção de que ele(a) iria fazer falta. Lembre que entre as atribuições de um líder estão o reconhecimento e a retenção dos talentos da equipe.
Bom, já foi. Não há mais o que fazer a este respeito...
Opa! Há sim!
Se você é um(a) líder, ainda há uma equipe para "enfrentar".
A melhor forma de lidar com a situação diante dos que ficaram é ser (muito) transparente.
Se questionado(a), você terá de dar explicações aos seus colaboradores, precisará assegurar que as responsabilidades antes designadas ao funcionário que saiu da empresa continuarão sendo executadas. E vai ser preciso pensar em como preparar alguém para substituí-lo.
É preciso reagir assertivamente.
Mas e se o(a) seu(ua) melhor funcionário(a) pedir demissão?
É preciso muita conversa para entender a motivação e tentar reverter a decisão. Muitas empresas ainda acreditam que só aumentar salários é suficiente para atender a todas as expectativas de seus colaboradores e dessa forma, não são capazes de enxergar aquele algo mais, que faz toda a diferença, e que pode ser determinante para a retenção de talentos.
O(a) líder precisa conhecer seus colaboradores para saber quais são seus desejos e trabalhar isso a seu favor. É bom lembrar que nas empresas que estão bem financeiramente, as pessoas conseguem projetar suas carreiras e fazer planos profissionais. Pois é, mas a atual situação que o país atravessa inviabiliza sequer ideias de possibilidades. Qual a solução? Conversa, muita conversa. Este deve ser – sempre – "o prato do dia".
[Fonte: Portal Administradores]