O que faz um(a) fisioterapeuta?

O que faz um(a) fisioterapeuta?

Então! Cá estamos nós, diante do enigma chamado vestibular!

Quer dizer....estamos, não, né? Você está! E nós, do Portal Bolsas de Estudos, estamos "no apoio", para te dar aquela ajudinha, se você precisar.

Ah, não se trata de enigma? Você já escolheu a carreira que vai seguir?

Que ótimo! E qual seria?

Uhmmm, um mosquitinho nos contou aqui que você pretende atuar profissionalmente na área da Fisioterapia.
 
Você sabe como esse profissional atua e qual espaço ele tem no mercado?

Vamos lá, não dissemos ali em cima que estamos aqui para te dar uma super ajudinha? Pois bem...
 
Quando alguém sofre uma lesão ou tem algum problema muscular o(a) fisioterapeuta entra em cena para cuidar da recuperação dos movimentos por meio de massagens e exercícios físicos. Este(a) profissional também atua na prevenção de doenças ocupacionais.

Para você entender bem a extensão da sua atuação depois que for um(a) profissional formado, após realizar um diagnóstico  fisioterapêutico do(a) seu(ua) paciente (por meio da análise de exames e laudos médicos que vão trazer a noção ampla do estado de saúde da pessoa assistida) e observar seus movimentos, se tem dificuldade motora ou se sente dor, você poderá lançar mão de alguns recursos para começar o tratamento.

Entre esses recursos estão aplicação de massagens, exercícios físicos, tratamento à base de frio e calor e exercícios na água.

Uma vez atuante, você poderá escolher - entre os segmentos da profissão - aquele que te interessar mais.  Existe, por exemplo, a área da Saúde Preventiva, em que a Fisioterapia trabalha, basicamente, com relaxamento muscular, exercícios respiratórios e alongamento corporal.

Na Fisioterapia do Trabalho, sua atuação - como o nome já indica - será no sentido de prevenir e manter a saúde do trabalhador.

Há também a Fisioterapia Desportiva. Neste ramo da profissão, você poderá realizar avaliações funcionais periódicas para avaliar o condicionamento físico de atletas. E prescreverá tratamento preventivo conforme o tipo de atividade física desempenhada pelo paciente.
 
Você poderá desempenhar suas funções profissionais na Indústria! De que forma? Atuando no desenvolvimento de novos equipamentos que serão utilizados na Fisioterapia Clínica, no tratamento e recuperação de pacientes. Poderá, também, fazer testes e avaliações de produtos já existentes.

Se a sua escolha for a Fisioterapia Neurológica, você irá atuar junto a pacientes que tiveram derrame cerebral ou paralisia. Nesse segmento específico, paciência e dedicação extra são elementos primordiais para você dispor no seu dia a dia profissional. Por quê?  Porque muitas vezes esse processo exige que o paciente reaprenda movimentos corporais básicos, como andar ou levantar um braço.

Mas se a sua escolha for pela área de Ortopedia e Traumatologia, você irá atender pacientes com fraturas, traumas ou luxações. O tratamento que você prescrever terá por objetivo aliviar a dor e recuperar os movimentos do(a) paciente.

Opa! Ainda tem a Fisioterapia Cardiorrespiratória! Se optar por ela, você irá atender pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias e o intuito da sua atuação como profissional será a de prevenir e tratar estas doenças. Você poderá ainda, se for o caso, fazer acompanhamento em etapas pré e pós-operatórias. Sempre na intenção de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral dos seus pacientes.

Então? Já consegue saber de qual área da Fisioterapia você gosta mais? Tomara que tenhamos clareado as coisas para você!

Bom, mas antes disso tudo há um vestibular pela frente, né? Hora de dedicação total para conseguir realizar o seu sonho profissional!

Até porque, por lei, para atuar como fisioterapeuta você precisa ser formado(a) em curso superior reconhecido pelo MEC e registrado(a) no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Então...ao trabalho! Melhor, aos estudos!
 
Nós, do Portal Bolsas de Estudo, estamos torcendo por você!

[Fonte: Guia da Carreira]