MEC disponibiliza prova específica para estudantes que buscam certificação do Ensino Médio

MEC disponibiliza prova específica para estudantes que buscam certificação do Ensino Médio

Você já ouviu falar sobre o atestado de conclusão escolar que estudantes (maiores de 18 anos) podem conseguir por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)?

É uma oportunidade oferecida a candidatos que buscam certificação escolar para que possam dar sequência a seus projetos de acesso ao Conhecimento.

Se você não tem nem ideia do que seja o assunto, o Portal Bolsas de Estudo te conta agora do que se trata. No mês passado (em março desse ano), o Ministério da Educação anunciou que realizará prova específica, direcionada para alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo, segundo o ministro responsável pela pasta, Aloizio Mercadante, é tirar o peso da prova para aqueles que querem apenas certificar o término de uma etapa escolar e não se candidatar, por exemplo, a uma vaga em um curso de Medicina ou Engenharia. Ainda de acordo com o político, a nova prova será inteiramente diferente, para que os alunos da certificação sintam-se mais seguros e confortáveis.

As provas - que serão unificadas e semestrais - já serão aplicadas ainda este ano (a primeira deve acontecer até o fim de julho), como dissemos acima, para candidatos maiores de 18 anos.

Entre 2007 e o ano passado observou-se uma queda na procura pelo EJA. Se há 9 anos eram 4,9 milhões aqueles que, por qualquer motivo, não concluíram o Ensino Fundamental e/ou o Médio na idade adequada, no ano passado 3,4 milhões de estudantes procuraram retomar os estudos para dar sequência à jornada educacional.

Para você que ficou sabendo do assunto agora, vão aí alguns dados sobre o público contemplado pelo EJA: a média de idade dos estudantes nas escolas - da zona urbana - que oferecem tal programa é de 38 anos (nos anos iniciais do Ensino Fundamental), 19 (nos anos finais) e 24 (no Ensino Médio). Já na zona rural, a média é, respectivamente,de 40, 22 e 23 anos.

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, celebramos toda e qualquer medida voltada para a promoção da Educação no Brasil.

[Fonte: Exame.com]