Prouni abre inscrição para vagas remanescentes. Portal Bolsas de Estudos apresenta-se como programa educacional para aqueles que não obtiverem classificação

Prouni abre inscrição para vagas remanescentes. Portal Bolsas de Estudos apresenta-se como programa educacional para aqueles que não obtiverem classificação

Se você deseja aprimorar seus conhecimentos ainda em 2016, tem de prestar atenção nessa notícia: o Programa Universidade para Todos (Prouni) vai abrir inscrições para vagas remanescentes do primeiro semestre deste ano a partir de 23 de março. Interessados devem se inscrever pelo site do Prouni até o dia 31 deste mês.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado em 2004, que oferece bolsas de estudos (integrais e parciais) a estudantes brasileiros (sem diploma de nível) em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública, estudantes egressos da rede particular (na condição de bolsistas integrais da própria escola), estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino (no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública). Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

Dos 550 mil candidatos que se inscreveram na última edição exigiu-se que tivessem participado do Enem 2015 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do exame. Candidatos que zeraram na redação ficaram, automaticamente,impedidos de participar do processo. 

Estudantes classificados (de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem) são selecionados pelo ProUni para uma única opção de curso, dentre aquelas em que se inscreveram, sempre respeitando a ordem de preferência. Em caso de notas iguais, o desempate é feito obedecendo a classificação que traz as maiores notas, na referida ordem, em Redação, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Aqueles que desejam concorrer a bolsas integrais oferecidas pelo programa devem comprovar renda familiar bruta mensal - per capita - de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O MEC - que alertou para o fato de que as bolsas remanescentes não têm efeito retroativo, ou seja, são válidas a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão - não revelou o total de bolsas ainda disponíveis para o ano corrente de 2016.

Isto posto, se você não quer esperar pelo resultado do ProUni - ou não quer se decepcionar ao descobrir que não foi contemplado(a) pelo programa federal com aquela tão sonhada vaga no curso em que deseja ingressar - o Portal Bolsas de Estudo se apresenta para te ajudar a prosseguir com seu projeto de evolução profissional.

Por meio de inúmeras parcerias, firmadas com as mais renomadas instituições de ensino superior do país, oferecemos descontos substanciais em todas as mensalidades do curso que você escolher (desde a primeira até a última!).
 
Não fique fora dessa!

Entre em contato para obter mais informações!

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, estamos torcendo por você no ProUni, mas, se não conseguir classificação no programa, saiba que estamos a postos, prontos para viabilizar seu sonho de graduação