Por que o EAD não para de crescer no Brasil?

Por que o EAD não para de crescer no Brasil?

Todos aqueles que são envolvidos com a área de Educação já devem ter ouvido (ou reproduzido) alguma vez a célebre frase "lugar de aluno é na sala de aula!".

Será?

Realmente, se pretendemos crescer internamente e se desejamos despontar no cenário mundial como uma nação respeitada é preciso que continuemos investindo cada vez mais em Educação.

No entanto, já vai longe o tempo em que a aprendizagem só podia se dar dentro do espaço físico de uma classe, em uma escola. E o EaD está aí para provar isso.
 
Apesar de responder por apenas 3,6% do total de cursos de graduação oferecidos no país, a educação a distância é modalidade de ensino que mais cresceu no Brasil nos últimos anos.

Se lá no ano 2000, em seus primeiros passos por aqui, o ensino a distância atendia quase que exclusivamente a alunos que moravam em pequenas cidades do interior do país (onde não existiam faculdades), dezesseis anos depois, mais de 15% dos estudantes universitários brasileiros já elegeram essa modalidade de ensino como a melhor para ser encaixada em seus cotidianos.
 
Especialistas explicam o porquê desse crescimento tão rápido.

Um dos motivos da acentuada busca por essa variante de ensino está na demanda do mercado de trabalho. Empresas têm dado especial valor a profissionais que reúnem competências referendadas pelo percorrer de um conteúdo EAD: proatividade, autonomia, disciplina, capacidade de organização e familiaridade com ferramentas tecnológicas. No dicionário dos recrutadores, isso significa maior qualificação. 

Além disso, a opção EAD geralmente é mais barata que a versão presencial (a diferença de preços pode variar de 15% até 40%). Diante de preços tão atrativos fica fácil entender por que cada vez mais pessoas têm buscado realizar seus sonhos de graduação ou pós-graduação sem ter de ir a uma instituição de ensino.   

Um outro fenômeno observado - e que justifica o crescimento do EAD no Brasil - é que os alunos que buscam por esta modalidade são cada vez mais jovens. Isso significa que aqueles que - até bem pouco tempo atrás - só tinham a perspectiva da modalidade presencial, agora querem otimizar o tempo e, por isso, escolhem o ensino a distância
O que os atrai é a possibilidade de maior autonomia e personalização dos estudos.
 
E você, já escolheu o seu?
 
Pegando a deixa dos preços mais convidativos, o Portal Bolsas de Estudos apresenta uma grande variedade de cursos de graduação, pós-graduação e de tecnólogo, com descontos importantes - em todas as mensalidades - que, certamente, serão o estímulo que você procurava para iniciar (ou retomar) seus estudos.  O abatimento nos valores é fruto de negociação feita com inúmeras instituições de ensino brasileiras, as mais renomadas do país, com o intuito maior de possibilitar acesso ao conhecimento.

Você pode optar, por exemplo, pelo curso de graduação em "Administração" na Estácio, pela Pós-Graduação em "Alfabetização e Letramento" na Unifran ou, quem sabe, pelo curso em "Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas" na FACULDADE OSWALDO CRUZ.  São inúmeras opções, em diversas áreas do conhecimento!

Navegue pelo site, pesquise as alternativas, escolha o que melhor atende às suas expectativas e seja mais um(a) grande profissional formado(a) pelo EAD. 


[Fonte: Guia do Estudante]