- Em 14/09/2015
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Com a vida corrida que levamos hoje em dia, a possibilidade de estudar a distância é um bálsamo para quem tem muita vontade, mas pouco tempo disponível para se locomover de lá para cá, especialmente nos grandes centros, sempre emperrados no trânsito do dia a dia.
A plataforma EAD, hoje, é o desdobramento que mais cresce dentro da área de Educação. Tanto por aqui como no resto do mundo. Segundo dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de 2010 para cá, o formato cresceu 270% contra apenas 17% de matrículas feitas para cursos presenciais.A qualidade da aprendizagem que acontece via internet também aumentou substancialmente. Resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) indicam que alunos de cursos a distância obtiveram desempenho mais alto em 7 de 13 áreas de ensino.
Mesmo diante desse cenário para lá de positivo, ainda há quem torça o nariz ou desconfie da real efetividade dos cursos EAD.
Caso você esteja no time dos que não acreditam muito na modalidade que instrui longe das salas de aula físicas, pode rever esses conceitos aí! Mas se você sabe que o formato EAD é uma ferramenta fabulosa para turbinar o seu currículo e por isso já está até matriculado(a) em um curso com esta característica, muito bem! Enfim, seja qual for o grupo em que você estiver, o Portal Bolsas de Estudos vai te explicar agora como aproveitar ao máximo essa chance incrível de voltar a estudar usando exatamente o tempo que você tem disponível.
Acompanhe:
Ao contrário do que se possa dizer por aí, não é porque o curso é EAD que cumpri-lo será "mais fácil". É um conteúdo curricular assim como o que é apresentado nas salas de aula, logo precisa de dedicação integral.
O(A) professor(a) não está bem na frente dos alunos, ou ao alcance de suas mãos, mas as tarefas que o(a) docente pensou para a turma e postou na plataforma de estudo estão lá, prontas para serem executadas. Ir empurrando as obrigações com a barriga, deixando as atividades propostas para outro dia só vai atrapalhar o andamento do curso.
Além disso, não verificar previamente se o equipamento disponível (em casa ou no trabalho) é compatível com o que o curso pede, pular etapas no conteúdo e estudar em companhia dos amigos - via redes sociais abertas e super ativas - são potenciais agentes de atraso da evolução em um curso a distância.
Foco e disciplina são as palavras de ordem.
Depois dessa breve explicação ficou fácil se desvencilhar do véu da dúvida, não? Qualificar-se por meio de um computador é completamente possível e viável.
O sucesso da empreitada vai depender exclusivamente daquela "pecinha" que fica bem em frente à tela...Sabe qual é, né?
[Fonte: Portal Administradores]