- Em 25/02/2015
- Por: Portal Bolsas de Estudo
A nova abertura de inscrições para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) gerou reclamação dos estudantes devido a dificuldade para fazer a inscrição no site do programa.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, informou que há uma sobrecarga inicial no site e que a expectativa é que o acesso se normalize.
O jovem Vinícius Lopes, de 19 anos, soube que a faculdade onde irá cursar direito, em Bauru (SP), teria equipamento disponível e funcionários orientando os estudantes a fazer a inscrição no Fies e foi até lá ontem (24). Ele passou horas tentando e voltou para casa sem obter sucesso. "Fiquei quatro horas tentando e o site caindo toda hora. Lá na faculdade ninguém estava conseguindo, tem gente que não está conseguindo nem digitar o CPF e sair da primeira página, dá CPF inválido ou que ele já foi usado", diz.
O programa do governo financia de 50% a 100% das mensalidades em cursos de educação superior, de acordo com a renda familiar mensal bruta. No fim do ano passado, o governo estabeleceu novas regras para a concessão do financiamento, como média mínima de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio e não ter nota 0 na redação. As novas regras valerão para os contratos feitos após o dia 30 de março.