- Em 07/12/2014
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Visando uma aproximação do público alvo para sua conscientização, o Mistério da Saúde numa tentativa de reverter o aumento de casos de contágio da Aids está recorrendo agora para a ampla divulgação do quesito em redes sociais.
A informação foi dada neste sábado (6)pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa."Temos que agir de forma contundente, principalmente junto à população de jovens de 15 a 24 anos, do sexo masculino, particularmente os jovens gays, porque entre eles a velocidade de transmissão do HIV [vírus da imunodeficiência humana] é muito maior do que entre a população em geral", disse o secretário.
De acordo com dados divulgados pelo ministério, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), entre os jovens dessa faixa de idade a incidência tem aumentado, passando de 9,6 casos por 100 mil habitantes, em 2004, para 12,7 casos por 100 mil habitantes em 2013. Ao todo, 4.414 novos jovens foram detectados com o vírus em 2013, enquanto em 2004 eram 3.453.
De acordo com informações do secretário, atualmente 60 organizações não governamentais,parceiras do ministério, fazem mais de mil testes rápidos de HIV por mês nas populações mais vulneráveis, na porta de bares e boates gays e nas calçadas onde atuam os profissionais do sexo, sejam travestis, homens ou mulheres.
Ao longo do ano, tanto os testes como a campanha nas redes sociais serão intensificados por ocasião de festas populares, como o carnaval.