- Em 02/12/2014
- Por: Portal Bolsas de Estudo
Durante evento realizado nesta terça-feira (2), com mantenedorias de entidades privadas de educação superior, o ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou que cerca de 40% dos estudantes que cursam ensino superior particular fazem uso do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o Financiamento Estudantil (Fies).
"São estudantes que têm perfil de baixa renda. Temos um bom desempenho desses estudantes. No ProUni, muitas vezes o desempenho supera o de quem não é cotista do programa. No Fies, temos o desafio de melhorar esse desempenho e fazer com que as pessoas tenham um desempenho também nessa direção", disse o ministro.
Ambos os programas são foram desenvolvidos pelo governo e buscam auxiliar no financiamento do estudo superior de estudantes de baixa renda.
Segundo o site do Prouni, o programa concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequênciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Já o site do Fies explica que trata-se de um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.