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UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Especialização
  • Distância
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Especialização
Distância
Integral
Cândido Mendes
1º semestre de 2018
Início: 26/06/2018
Matrícula: R$ 195,00
Bolsa de 40 %
18x de R$ 124,80 por 18x de R$ 208.00
REGRAS IMPORTANTES


Descrição

O futuro de uma pessoa – e consequentemente de um país - é definido pela sua capacidade de ler, escrever e interpretar. A base do desenvolvimento social, portanto, tem início no processo de alfabetização e letramento. O conhecimento de alfabetização, da leitura e interpretação, não só dos códigos, mas também da linguagem, torna-se a base para a construção dos saberes que compõem não só o universo do indivíduo, mas da sociedade como um todo. Assim, faz-se necessário o cuidado com a formação e especialização de profissionais que lidam com os educandos nesse processo permeado por multiplicidades.
Disciplinas:
  • A Formação Leitora na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
  • Teorias e Práticas de Alfabetização Baseadas na Neurociência
  • Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Políticas Públicas Educacionais e no Contexto de Alfabetização 
  • Leitura e Escrita na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Instrumentos de Avaliação e de Intervenção para a Melhoria do Desempenho Escolar
  • Memória, Identidade e Formação do Educador
  • Organização Didática no Processo de Alfabetização
  • Metodologia da Pesquisa
Público-alvo: Graduados em Pedagogia ou profissionais da área da educação, ou ainda profissionais de áreas diversas, interessados em conhecer/atuar na área de Alfabetização, sob a perspectiva da aprendizagem baseada em evidências.
Pré-requisitos:
O curso EAD - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu a distância permite que você estude em um Ambiente Virtual de Aprendizagem onde são disponibilizadas ferramentas como vídeos, Chats, Fóruns, imagens, ilustrações, animações, simuladores, atividades e avaliações, com um encontro Presencial obrigatório, quando o aluno deve realizar a Avaliação Final de acordo com o artigo 6º da Resolução do CNE/CES n. 01/2007 e com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Avaliação Final Presencial - A Avaliação Presencial é obrigatória, acontece ao final do curso, nas principais capitais brasileiras e é agendada com antecedência. Sistema de aprovação - para ser aprovado no curso e obter o certificado o aluno deve: - Atingir a média a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez, em cada disciplina e na apresentação do Artigo Científico. - Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina (o controle será feito através dos acessos à Sala de Aula Online / Rota de Aprendizagem e do Tempo de Navegação na Plataforma).
Mercado de Trabalho:
Contribuir com a formação de profissionais empenhados no processo de Alfabetização e Letramento. A saber: - Indicar caminhos de planejamento, intervenção e ressignificação de saberes e vivências; - Indicar caminhos de reflexão e (re)construção identitária, por meio da análise e da intervenção na própria história social. - Discutir as diversas teorias e possibilidades de alfabetização para a prática diária em contextos diversos; - Relacionar as informações relativas aos processos de alfabetização, na perspectiva de letramento, a fim de que o profissional se aproprie do processo de conhecimento reflexivo, distinguindo assim as alternativas mais adequadas a sua realidade; - Apresentar subsídios que permitam identificar e lidar com dificuldades e transtornos de aprendizagem; - Oferecer subsídios para que os profissionais possam atuar com crianças da Educação Infantil e séries iniciais, alunos de inclusão, além de jovens e adultos. - Estudar as principais contribuições teóricas que embasam as evidências nos processos de Alfabetização, sob a perspectiva do Letramento. - Propor estratégias de intervenção de acordo com a Neurociência. - Apresentar instrumentos de avaliação e de intervenção baseado em evidências.