O leite materno protege, inclusive, contra a obesidade infantil

O leite materno protege, inclusive, contra a obesidade infantil

Quantas vezes você já ouviu dizer que o leite materno é o alimento mais completo que uma criança pode receber no começo da vida? É a pura verdade! Caso não saiba, a amamentação exclusiva até os seis meses (e prolongada até o segundo ano de vida com alimentos complementares apropriados) protege, inclusive, contra a obesidade infantil.

De que jeito?

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) traz a resposta para esta pergunta. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses reduz em até 25% o risco de obesidade infantil porque – de acordo com as observações dos especialistas – crianças que foram amamentadas apresentaram preferências alimentares mais saudáveis.

O que ocorre é que – no decorrer do período da amamentação – a criança experimenta sabores diferentes (porque, ao longo dos meses e de acordo com a alimentação da mãe, o leite vai variando de composição), o que vai facilitar que o bebê, usando as palavras dos especialistas no tema, no futuro, tenha paladar mais fácil.

Traduzindo: já maiores, crianças que foram amamentadas comem mais frutas e vegetais do que aquelas que foram alimentadas com fórmula.

Interessante, não?

E só para completar a informação, voltando à questão da obesidade citada no início dessa conversa, após ajustes demográficos, a OMS registrou que crianças que jamais foram amamentadas apresentaram risco 22% maior de desenvolver o problema. Dado espantoso, não?

Mônica Carceles Fráguas, pediatra neonatologista da Maternidade Pro Matre Paulista, explica de que forma o leite materno age no organismo da criança: “o alimento produzido pela mãe tem uma ação hormonal bem diferente da fórmula. Quando o bebê ingere a subsistência industrializada apresenta maior resposta da insulina, o que faz com que acumule mais gordura no corpo”.


[Fonte: UOL // Notícias]