Confira, arquiteto (a), dicas para a escolha da sua especialização

Confira, arquiteto (a), dicas para a escolha da sua especialização

Ei, arquiteto (a), já definiu qual será a sua especialização?

Você bem sabe que seguir com os estudos depois da graduação é fundamental para adquirir novos conhecimentos, certo? É por meio deles que você vai conseguir ampliar a rede de contatos profissionais e ter acesso a novas possibilidades no mercado de trabalho.

Pois é, mas a área é grande e existem inúmeras possibilidades...

Calma, não se preocupe. Hoje, a gente veio te passar umas dicas bem úteis para que a escolha da especialização – aquela que tem tudo a ver com as suas características pessoais / profissionais – seja a mais acertada.

Chega mais...

A primeira pergunta que você tem que se fazer é: essa especialização me deixará mais próximo do meu objetivo profissional?

Isso mesmo...Tenha objetivos profissionais! Você pode trabalhar como professor (a) ou pesquisador (a) universitário (a). Ainda pode prestar concurso público ou, quem sabe, atuar na área de construção, urbanismo. Sem contar a área de tecnologia! Faça uma reflexão sincera e identifique qual a melhor ferramenta para que você atinja o patamar profissional que ambiciona.

Ah, e também têm os tipos de especialização. Você pode escolher uma pós-graduação no estilo MBA (que é indicado para profissionais com alguma experiência no mercado e que querem se diferenciar ou investir em seu próprio negócio). Ou pode optar pela pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado, que permitem atuação como professor/a universitário/a ou pesquisador/a).

Outro ponto importante é que, antes de escolher a especialização, você esteja – muito – atento (a) às tendências do momento. Dedique-se a conhecer as novidades oferecidas pela sua área.

Lembre-se que, visto que as áreas são muito diversas, você pode conseguir apoio de uma agência de fomento, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

E, por fim, planeje-se adequadamente.

Evite surpresas desagradáveis. Leve – sempre – em consideração os aspectos financeiros do curso (para o caso de especialização em instituição privada) bem como o conjunto de soluções oferecido.

E divirta-se nessa busca! Sua área oferece uma gama incrível de possibilidades que podem ir desde a Arquitetura considerada de luxo até as soluções sustentáveis.

Boa sorte!


[Fonte: blog.polomarmores.com.br]